Perícia Financeira é tema de especialização na Escola de Negócios

09/01/2017 - 15h23
Calculadora, Caneta, Papel, Tabela, Finanças

Foto: stevepb/pixabay.com

A 1ª edição do curso de especialização Perícia Econômico-Financeira, promovido pela Escola de Negócios da PUCRS, está com inscrições abertas até 5 de maio. As atividades têm como objetivo capacitar profissionais que desejam atuar no mercado de perícia econômico-financeira e qualificar aqueles que trabalham ou pretendem trabalhar como peritos assistentes em Tribunais de Justiça, empresas ou escritórios de advocacia, por exemplo.

Segundo o coordenador da especialização, Luís Carlos Pertile, a crescente demanda de processos judiciais fez aumentar a necessidade de haver peritos especializados para trabalharem na área. “O perito deve exercer sua atividade com excelência e ética. Para isso, precisa de capacitação profissional, mantendo-se atualizado frente à evolução da técnica econômica das realidades institucionais e da legislação aplicável”, aponta.

O curso é direcionado a profissionais graduados em Economia, Ciências Contábeis, Administração, Direito ou Engenharia. Por meio de aulas multidisciplinares, os alunos poderão aprofundar-se na elaboração de laudos e pareceres técnicos e desenvolver habilidades nas áreas de perícia bancária, previdenciária, trabalhista e societária. As aulas abordam matérias da área jurídica, como as disciplinas de Direito Trabalhista, Previdenciário e Tributário, além do estudo de Cálculos Trabalhistas; Perícia Tributária, Bancária e Atuarial; Contabilidade; Análise de Demonstrações Contábeis Aplicada à Perícia e Matemática Financeira na Perícia. Também serão realizadas atividades práticas nos laboratórios de informática da Universidade.

Pertile ressalta ainda que a recente modificação do Código de Processo Civil (CPC) demanda a atualização dos peritos para intervirem em processos judiciais. “A partir das alterações do CPC, os profissionais que atuam ou que queiram atuar como peritos judiciais deverão demonstrar que realmente são experts, procurando educação continuada”. Ao final da especialização, o aluno estará apto a realizar perícias nas áreas econômica, contábil e atuarial, em processos judiciais e extrajudiciais.

A formação superior é presencial e tem duração de 15 meses, com início em maio. As aulas serão ministradas semanalmente às sextas-feiras, das 19h às 22h30min, e aos sábados, das 8h30min às 12h10min. As inscrições podem ser realizadas no site educon.pucrs.br ou no Centro de Educação Continuada, sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Informações adicionais estão disponíveis no site citado ou pelo telefone (51) 3320-3727.