MBA em Ecossistemas de Inovação promove imersão na PUCRS

Durante três dias, os alunos conheceram todo o ecossistema de inovação da Universidade

26/11/2019 - 10h58

Foto: Camila Cunha

Cerca de trinta estudantes do MBA em Ecossistemas de Inovação, promovido por UFRGS, PUCRS e Unisinos, vivenciaram uma imersão na PUCRS e no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Durante o percurso, os alunos puderam compreender a forma de atuação e gestão em rede do Parque, os seus mecanismos de articulação internos e externos. A atividade ocorreu entre os dias 21, 22 e 23 de novembro.

A professora da Escola de Negócios da PUCRS e integrante do Tecnopuc Startups, Kellen Fraga, explica que a imersão no ecossistema de inovação serve para que os alunos conheçam o potencial das universidades de promover a inovação local. “A ideia é que eles vejam como funciona a interação entre os atores que vivem nesses ecossistemas todos os dias”, explica.

A visita contou com um bate-papo com os agentes de inovação das Escolas Politécnica e de Medicina, Fernando Lemos e Giovani Gadonski, e com Rodrigo Leal de Moraes, idealizador do projeto Navi, que tem como propósito posicionar a PUCRS como referência em Inteligência Artificial. No bate-papo, o grupo pode entender as potencialidades de interação entre as ações da academia com o parque, em nível de graduação e pós-graduação. O debate contribuiu para enriquecer as iniciativas de empreendedorismo e inovação nas diferentes áreas do conhecimento.

“O curso tem uma alta procura de profissionais de diferentes áreas, o que torna a troca ainda mais interessante. As questões que eles trouxeram são muito relevantes e também nos ajudam a pensar no nosso desafio com a Navi”, enfatizou de Moraes.

Foto: Bruno Todeschini

Semana de vivências

O Reitor da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Ney José Lazzari, é aluno do MBA e conta que a imersão se tornou uma experiência única para entender os mecanismos de um parque tecnológico: “estamos adquirindo a noção de como todo esse ecossistema funciona. Estou impressionado com as pessoas que trabalham aqui no grupo da PUCRS, com o entusiasmo e o envolvimento”.

Marco Manzolilo é analista da financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e afirma que “durante a imersão, ficou muito claro o quão inovador é o próprio modelo de operação do Tecnopuc. Isso foi o mais surpreendente. Estou saindo daqui mais enriquecido e com muito mais conhecimento que entrei”.

Agora, o curso segue para imersão na UFRGS e na Unisinos. “A consolidação da Aliança com três potências se unindo para conseguir colocar o conceito de inovação dentro da sociedade já começa a transformar um pouco do cenário atual. E ter esse MBA, que reúne pessoas que estão interessadas em conhecer mais os ambientes, saber como funcionam, e levar o conhecimento que aqui está sendo gerado pelas Universidades para outros lugares do país, para nós é de muito orgulho e extrema importância”, enfatiza o líder do Tecnopuc Startups, Leandro Pompermaier.

Foto: Camila Cunha

MBA em Ecossistemas de Inovação

O MBA em Ecossistemas de Inovação é uma iniciativa inédita no Estado e conta com a cooperação mútua entre as três universidades. O propósito é desenvolver profissionais que atuem na gestão, operação ou que acessem e usem os recursos dos ecossistemas, por meio da combinação dos conhecimentos relevantes nas três Universidades. A articulação entre as instituições busca ainda potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da capital gaúcha.

A ação faz parte da Aliança para Inovação e tem como foco transformar a cidade de Porto Alegre em uma referência na área. De acordo com o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e curador do MBA, Jorge Audy, o curso tem foco prático e experiencial. “A iniciativa é extremamente importante, pois nos oferece uma oportunidade de aprender com os alunos. É uma troca de experiências muito interessante, ainda mais no contexto da Aliança para Inovação da cidade”, ressalta.

Saiba mais sobre os outros cursos de MBA e Especialização da PUCRS.