Concerto especial apresenta músicas de games

Evento ocorre no dia 9 de novembro e contará com tecnologia da Facin

Por: Redação Ascom

08/11/2016 - 10h17

O Instituto de Cultura da PUCRS promove nesta quarta-feira, 9 de novembro, um concerto da Orquestra Filarmônica e do Coral da Universidade, regidos por Marcio Buzatto, com músicas temas de games. A apresentação contará também com a participação do coral da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), regido por Marcelo Rabello. Pela primeira vez, o repertório foi escolhido inteiramente pelo público em uma enquete que foi disponibilizada nas mídias sociais da PUCRS. Entre os temas de jogos escolhidos estão Legend of Zelda, World of Warcraft, Medal of Honor, Sonic, Top Gear, Mortal Kombat, Final Fantasy, Shadow of the Colossus, Chrono Trigger, Mario Bros, Civilization 4 e God of War. Para este concerto em especial, também foi desenvolvida uma tecnologia por alunos e professores da Faculdade de Informática (Facin), que permitirá a interação do maestro Buzatto com uma tela onde estará sendo exibido um jogo.

O concerto ocorre às 18h30min, no Salão de Atos, prédio 4 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Os ingressos estão à venda no site institutodeculturadapucrs.showebola.com.br e também poderão ser adquiridos no dia do espetáculo, a partir das 13h, na bilheteria do Salão de Atos.

Como funciona a tecnologia?

O sistema, desenvolvido por professores e alunos da Facin, funciona como uma tela interativa que conecta o maestro Marcio Buzatto a um jogo. Enquanto rege a orquestra, Buzatto terá os movimentos da batuta (bastão utilizado por maestros para reger orquestras) capturados por câmeras especiais. Enquanto isso, na tela, surgirão notas de acordo com o ritmo da música. Quando a batuta do maestro tocar em alguma nota, ele ganhará pontos. O público poderá acompanhar o jogo por uma tela.