Biblioteca adota tradução em Libras para vídeos publicados no YouTube

Conteúdo adaptado auxilia pessoas com limitações auditivas

15/04/2019 - 13h58
biblioteca, vídeos, libras, língua brasileira de sinais, scanner, deficiente auditivo, deficiência auditiva

Marcos Felipe Gomes interage com os vídeos com legendas em Libras. /Foto: Camila Cunha

Tornar acessível a informação e promover a autonomia do usuário. A Biblioteca Central Ir. José Otão, em parceria com o Laboratório de Ensino e Atendimento a pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Lepnee), apresentou neste mês de abril os primeiros vídeos referentes ao Projeto Informação Acessível, que inclui legendas e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O suporte audiovisual orienta sobre a utilização dos scanners disponíveis no 2º e 3º pavimentos do prédio 16 e podem ser visualizados no canal PUCRS 360° no YouTube, de forma gratuita.

Compreender para integrar

Em março de 2019, foram iniciadas as gravações das primeiras legendas em Libras. O grupo de trabalho, com quase 30 vídeos publicados, optou por incrementar as descrições para deficientes auditivos. Dentre eles, quatro já possuem algum tipo de indicação.A iniciativa visa auxiliar com informações sobre a realização das traduções. O serviço no YouTube é opcional, e depende da habilitação no player que está sendo usado.

Marcos Gomes e Adriana Andreghetti usufruem das facilidades do mecanismo / Foto: Camila Cunha

Para a professora da Escola de Humanidades e tradutora dos vídeos, Janaína Pereira Cláudio, a Biblioteca ofereceu mecanismos e suporte para a atividade. “As traduções ocorreram em uma sala com fundo mais escuro, o que facilita a visualização dos sinais nas imagens”, ressalta. Para a comunidade acadêmica em geral, o mecanismo se torna uma forma de compreensão aliada com a integração que o sistema proporciona. Para a funcionária do Lepnee, Adriana Andreghetti, o novo recurso é significativo para a acessibilidade, já que o projeto é pioneiro no âmbito acadêmico. “Vejo um instrumento de entendimento para a comunidade surda, que fomenta a integração, e deixa os usuários como no meu caso, satisfeitos e felizes”, afirma.

Os vídeos que possuem legenda encontram-se disponíveis nos links abaixo. Eles são separados em diferentes utilidades, que ensinam, de forma didática, como interagir com os mecanismos dispostos na Biblioteca.

Como utilizar o autoempréstimo [Em Libras] – Biblioteca Central PUCRS

Como localizar materiais nas estantes [Em Libras] – Biblioteca Central PUCRS

Como utilizar a autodevolução [Em Libras] – Biblioteca Central PUCRS

Como utilizar o scanner [em Libras] – Biblioteca Central PUCRS

Sobre o LEPNEE

O Laboratório de Ensino Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Lepnee) é o espaço que acolhe alunos com algum tipo de necessidade especial, oferecendo-lhes ferramentas de apoio e acompanhamento diferenciado, de modo a possibilitar sua acessibilidade – física, atitudinal e pedagógica –, ampliar seu bem-estar na Instituição e, assim, promover seu desempenho acadêmico. Está localizado no 3° andar do Living 360°.  Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (51) 3353-7759 ou e-mail: [email protected].