Universidade se destaca no ranking Times Higher Education

PUCRS ficou na segunda posição entre as instituições privadas no Brasil

10/05/2018 - 08h50

times higher education, américa latina, ranking, latin americaO ranking Times Higher Education (THE) Emerging Economies University Rankings 2018 apontou a PUCRS como a segunda melhor instituição privada do Brasil entre os países emergentes. Além disso, ocupa a primeira posição dentre todas as universidades da região Sul. Os destaques da PUCRS na avaliação foram nos quesitos de Industry Income, International Outlook e Citations (Transferência de conhecimento, Internacionalização e Citações em artigos científicos).

O ranking engloba 378 instituições de ensino de 42 de países. O Brasil é a terceira nação com maior número de instituições, com 32. Ao todo foram considerados 50 países classificados como economias emergentes (avançadas e secundárias) ou “economias de fronteira” pela FTSE, companhia especializada em cálculo de índices e serviços correlatos de dados, em escala internacional. Entretanto, instituições de apenas 42 desses países chegaram à lista final do Top 378.

Indicadores e metodologia

O ranking usa os mesmos 13 indicadores de rigor metodológico de desempenho que o THE World University Rankings, examinando os pontos fortes de cada universidade em relação a todas as suas principais atividades: ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. A metodologia foi cuidadosamente recalibrada para melhor refletir as características e prioridades de desenvolvimento das universidades em economias emergentes. Mais peso é dado, por exemplo, à interação com a indústria e à perspectiva internacional da universidade.

O Times Higher Education é um dos mais importantes rankings do mundo e mostra, principalmente, o impacto da pesquisa realizada na Instituição por meio de citações em base de dados.