Trote Solidário mobiliza Medicina e Ciências da Saúde

Ações como doação de sangue e coleta de alimentos integraram calouros e veteranos

28/03/2018 - 15h07
Foto: Divulgação

No mês de março, período em que os calouros são recebidos pela comunidade acadêmica veterana com atividades de integração, os cursos de Biomedicina e Farmácia, da Escola de Ciências da Saúde, e a Escola de Medicina realizaram um trote diferente. Os novos universitários foram convidados a contribuir de forma solidária, promovendo ações como arrecadação de alimentos, doação de sangue e de produtos de higiene pessoal. “O Trote Solidário tem como objetivo mudar a cultura de recepção dos calouros para uma atividade de solidariedade e companheirismo, na qual os alunos contribuem para a sociedade desde o início do curso”, afirma o veterano do 9º semestre de medicina da PUCRS e presidente do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Gustavo Pesenatto.

Medicina arrecada 3 toneladas de alimentos

Na Medicina, a prática já é tradição. Criada há dez anos pela Escola de Medicina da PUCRS, juntamente com os veteranos da época, a iniciativa teve grande repercussão positiva por todo o País. Atualmente, o Simers organiza e envolve todas as Instituições de Ensino Superior do Estado. Neste ano, foram em torno de 100 alunos da Universidade envolvidos, que no primeiro fim de semana da ação arrecadaram mais de 3 toneladas de alimentos, beneficiando 6 mil pessoas. Além disso, os calouros estão contribuindo com doações de sangue para o Banco de Sangue do Hospital São Lucas (HSL), que podem ser realizadas até o fim do Trote Solidário, no dia 14 de abril.

Doação e aprendizado na Biomedicina

Os estudantes de Biomedicina também optaram por realizar doações de sangue no HSL, em função da atuação do profissional da área, como explica o coordenador do curso, professor Samuel Greggio. “Além de incentivar o caráter solidário entre os jovens, a iniciativa buscou também demonstrar na prática o uso dos conhecimentos em hematologia e o gerenciamento de bancos de sangue, atividade na qual atua o biomédico”, salienta. Participaram também da ação veteranos do curso, que foi lançado no ano passado e está na sua segunda turma. A proposta foi incentivar a integração entre os alunos mais antigos e os que estão chegando.

Farmácia contribui com higiene pessoal

Os calouros de Farmácia irão contribuir com a doação de frascos de álcool gel para a Casa Menino Jesus de Praga, que promove atendimento especializado a crianças em situação de vulnerabilidade social com necessidades especiais. Parte dos itens doados foi produzida pelos próprios calouros e veteranos, que também participam da Farmácia Universitária da PUCRS. A entrega ocorre no início de abril. A ação foi supervisionada pelas professoras Temis Corte, Denise Milão, Flavia Thiesen, Ana Lígia Bender e Liamara Andrade.