PUCRS lança iniciativa inédita com a Embaixada da Austrália no Brasil

O Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália visa tornar-se um hub de referência na área para a América Latina

14/07/2020 - 17h52

Inauguração: Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália - Evento online de lançamento terá palestra com a pesquisadora australiana Betty LeaskNesta quarta-feira, dia 15 de julho, acontece o lançamento virtual do Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália, fruto de uma iniciativa inédita entre a PUCRS e a Embaixada da Austrália no Brasil. O Centro, que terá como objetivo tornar-se um hub de referência em internacionalização da educação para a América Latina, celebra o mútuo interesse em promover e avançar o desenvolvimento da educação internacional e pesquisas na área.

Vinculado à Escola de Humanidades da Universidade e coordenado pela professora Marília Morosini, a iniciativa oportuniza a aproximação dos pesquisadores da Universidade com instituições educacionais australianas, bem como agências de desenvolvimento e parques tecnológicos. Além disso, a nova estrutura de pesquisa permitirá o desenvolvimento de projetos em conjunto, acordos de colaboração, assim como programas de treinamento e projetos de extensão, incentivando a mobilidade e a troca entre pesquisadores, professores e estudantes.

Marília destaca que a nova parceria entre PUCRS e Embaixada da Austrália permitirá o estabelecimento de uma sólida rede, única na América Latina, de conhecimento no global sul com impacto direto na qualidade de formação de estudantes e pesquisadores.

Conexões Brasil-Austrália

O Centro  busca, entre seus objetivos, contribuir para o aprimoramento de atividades de pesquisa e educação entre Brasil e Austrália, desenvolver conhecimentos e compartilhar práticas de referência mundial em educação, consolidar redes de pesquisa e promover a educação intercultural e o intercâmbio acadêmico.

Seus eixos de atuação estão divididos em Educação e Políticas Públicas e Institucionais. Enquanto o primeira busca desenvolver a parte didático-pedagógica da internacionalização, com foco em metodologias, desenvolvimento e avaliação de resultados de aprendizagem, qualificação docente e discente, o segundo contempla modelos de governança e gestão do ensino superior desde estratégias de internacionalização até a avaliação do processo de internacionalização, com base em referenciais comparativos internacionais.

Lançamento online

O evento de lançamento será transmitido a partir das 18h30, no canal oficial da PUCRS no Youtube, em inglês, com a presença do reitor Ir. Evilázio Teixeira e do Embaixador da Austrália no Brasil, Timothy Kane. A palestra de abertura, The challenges of integrating the international, intercultural and global dimensions in the purpose and educational deliveries in world 4.0 (Os desafios de integrar as dimensões internacional, intercultural e global no propósito e entregas educacionais no mundo 4.0), será conduzida pela Profa. Dra. Betty Leask, pesquisadora australiana reconhecida por coordenar o movimento global de Internacionalização do Currículo.

Betty Leask recebeu o título de Professora Emérita na área de internacionalização do ensino superior pela La Trobe University, em Melbourne, Austrália, e é pesquisadora do Center for International Higher Education (CIHE) na Boston College, dos Estados Unidos. A professora desenvolveu um modelo de internacionalização do currículo (2010), utilizado por várias universidades no mundo inteiro. Betty também atua como Editora-Chefe do Journal of Studies in International Education, uma das publicações mais importantes da área.