Linhas e Estruturas de Pesquisa

 

Área de Concentração

Pediatria
Nome Descrição
Asma: epidemiologia, genética e estudo de mecanismos básicos Epidemiologia da asma em diferentes populações.
Avaliação funcional e reabilitação em doenças respiratórias crônicas Pesquisa sobre avaliação funcional e reabilitação em doenças respiratórias crônicas
Bioética em UTI Pediátrica Aspectos éticos, morais e legais no paciente terminal; limitação de suporte vital; morte encefálica; aplicação e respeito aos preceitos éticos e legais em UTI pediátrica.
Bronquiolite: epidemiologia, estudo de mecanismos básicos e terapêutica Estudo das Bronquilites.
Células tronco e doenças neurodegenerativas Avaliar a possibilidade de recuperação de lesões neurológicas centrais e periféricas, resultantes de doenças neurodegenerativas, com células-tronco somáticas, bem como estudar os mecanismos de recuperação estrutural e funcional de lesões.
Disfunção Orgânica na Criança Disfunção múltipla de órgãos; sepse, meningite e infecção; choque e seus preditores; insuficiência respiratória e ventilação mecânica; insuficiência renal, hepática, hematológica, gastrointestinal; coma, hipertensão endocraniana e falência neurológica; sedação e analgesia em UTI pediátrica.
Epidemiologia clínica aplicada à saúde da criança Estuda os indicadores epidemiológicos da asma tais como: incidência, prevalência e mortalidade relacionando-os com os fatores etiológicos.
Epigenética e Mecanismos Moleculares do Estresse no Desenvolvimento Investigar mecanismos epigenéticos e moleculares relacionados ao desenvolvimento neurocognitivo e comportamental após exposição a estresse precoce.
Epilepsia Clínica e Experimental em Pediatria Estudo das síndromes epilépticas incluindo etiologia, fisiopatogenia, caracterização de síndromes específicas, investigação complementar, comorbidades, tratamento (clínico e cirúrgico) e avaliação/desenvolvimento de novos fármacos antiepilépticos - Epilepsia na Infância Na abordagem experimental utiliza-se modelo de eletrofisiologia e imunohistoquímica “in vitro” e “in vivo”, além de modelo para verificar os efeitos de crises convulsivas precoces no SNC em desenvolvimento.
Estresse e desenvolvimento Pesquisa sobre estresse e desenvolvimento no prematuro.
Fibrose Cística: epidemiologia, genética e terapêutica Estudo da Fibrose Cística.
Imunologia tumoral Pesquisa sobre imunologia tumoral
Intervenções Diagnósticas e Terapêuticas no Recém-Nascido Crítico Intervenções em doenças respiratórias neonatais, doenças infecciosas e nos distúrbios da nutrição.
Neurologia do comportamento e desenvolvimento Estudo da Ontogênese e Bioeletrogênese do Sistema Nervoso Central (aspectos clínicos e modelo animal), estudo do sono e seus distúrbios através da avaliação de características clínicas e neurofisiológicas constituindo a base para compreensão da medicina do sono na infância, desenvolvimento normal e anormal na primeira infância.
Pesquisa em diagnóstico por imagem da criança e do adolescente Desenvolver pesquisa sobre métodos diagnósticos por imagem das doenças da criança. Determinar o impacto de novas tecnologias de imagem no diagnóstico, prognóstico e tratamento destas doenças. Conhecer a apresentação da anatomia normal da criança nestas novas tecnologias.
Polissonografia Neonatal Avalia as modificações fisiológicas e idade gestacional dependentes e a influência dos distúrbios neurológicos neonatais no processo de ontogênese. Avalia o seguimento neurológico de recém nascidos prematuros. Avalia, através da polissonografia, as modificações fisiológicas e idade gestacional dependentes e a influência dos distúrbios neurológicos neonatais no processo de organização da atividade elétrica cerebral. Dentre os diversos distúrbios do sono que ocorrem na infância, o ALTE e a SMSL são exclusivos desta faixa etária.
Prematuridade: impacto no desenvolvimento pulmonar e resposta imune Crescimento e desenvolvimento pulmonar, concentrando-se nos efeitos diretos e indiretos da prematuridade no pulmão.
Prognóstico, Qualidade e Resultados em UTI Pediátrica Censo de morbidade e mortalidade em UTI; preditores de gravidade e mortalidade; modelos prognósticos e diagnósticos; avaliação da qualidade em UTIP; gerenciamento administrativo em UTIP.
Resposta imune a infecções respiratórias virais Resposta imune a infecções respiratórias virais
Surfactante Pulmonar no Recém-Nascido Métodos de avaliação da maturidade pulmonar; terapia experimental com surfactante em insuficiência respiratória aguda.

Estruturas de Pesquisa

Laboratórios de Pesquisa
Nome Coordenador
Laboratório de Atividade Física em Pediatria MARCIO VINICIUS F DONADIO
Laboratório de Fisiologia Respiratória MARCUS HERBERT JONES
Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental RENATO TETELBOM STEIN
Laboratório de Neurociências MAGDA LAHORGUE NUNES
Laboratório de Neurociências e Sinalização Celular JADERSON COSTA DA COSTA
Laboratório de Neuroinflamação e Neuroimunologia DOUGLAS KAZUTOSHI SATO
Laboratório de Neuroquímica e Psicofarmacologia ROSANE SOUZA DA SILVA
Laboratório de Respirologia RENATO TETELBOM STEIN
Laboratório de Respirologia Pediátrica RENATO TETELBOM STEIN
Laboratório de Sinalização Celular JADERSON COSTA DA COSTA
Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico do Hospital São Lucas da PUCRS (UTIP-HSL/PUCRS) PEDRO CELINY RAMOS GARCIA
Núcleos de Pesquisa
Nome Coordenador
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Tecnologia e Ensino em Epidemiologia RITA MATTIELLO
Centros de Pesquisa
Nome Coordenador
Centro Infant RENATO TETELBOM STEIN
Centro de Neurociências JADERSON COSTA DA COSTA