Linhas e Estruturas de Pesquisa

 

Áreas de Concentração

Clínica Cirúrgica
Nome Descrição
Aspectos Epidemiológicos, Clínico-patológicos, Radiológicos e Moleculares de Neoplasias Malignas Nas últimas décadas, esforços tem sido feitos para elucidar a biologia do câncer. Neoplasias malignas se caracterizam por uma ampla heterogênea do ponto de vista clínico, patológico e molecular determinando diferentes desfechos clínicos e respostas às terapias oncológicas. Pouco se conhece sobre a epidemiologia e biologia de neoplasias malignas na população brasileira. Além disto, condutas, muitas vezes ainda não acessíveis no amplo cenário nacional, são baseadas em grandes estudos internacionais que pouco representam nossa população. A presente linha de pesquisa visa caracterizar os pacientes com neoplasias malignas nos seus diferentes estágios clínicos e avaliar o desfecho clínico dos mesmos avaliando variáveis clínicas, histopatológicas, radiológicas e moleculares. Estudos nesta área poderão responder importantes questões ainda controversas junto a comunidade científica. Da mesma forma, a identificação de tais fatores clínicos que possam definir prognóstico ou servirem de biomarcadores de resposta aos tratamentos de alto custo atualmente disponíveis, poderão ter impacto na instituição de protocolos assistenciais visando medicina personalizada, reduzindo custo do tratamento e melhorando desfechos clínicos na população brasileira. Para o desenvolvimento das pesquisas em oncologia, contamos com a utilização do BIOBANCO – PUCRS que permite o armazenamento de matérias biológicos e das respectivas características clínico-patológicas de pacientes com câncer. A construção de um grande banco de dados, que conta com a integração multidisciplinar e atualização prospectiva, nas diferentes neoplasias malignas permitirá o desenvolvimento de projetos de pesquisa abordando os diferentes aspectos da doença neoplásica: epidemiologia, biomarcadores clínico-patológicos, radiológicos ou moleculares como fatores prognósticos ou preditivos de resposta às diferentes terapias oncológicas utilizadas na prática clínica.
Cirurgia Videolaparoscópica Avaliar as vantagens dos procedimentos realizados por técnicas menos evasivas.
Nervos Periféricos(Modelos clín e exp, regeneração nervosa, fatores de crescimento, células tronco) A Engenharia Tecidual (ET) estuda novas formas de produção tecidual para utilização em cirurgias reconstrutivas. A ET compreende todos os métodos e esforços para criar ou induzir a formação de tecidos em um local específico.
Obesidade e Síndrome Metabólica Pesquisa na área de obesidade e síndrome metabólica com desdobramento nas co-morbidezes envolvidas ou relacionadas com as patologias citadas.
Terapia Celular(Modelos clínicos e experimentais, regeneração e engenharia tecidual, células tronco) Estudo de modelos clínicos e experimentais do desenvolvimento de terapias com células tronco, regeneração nervosa e utilização de células tronco em cirurgia.
Clínica Médica
Nome Descrição
Biologia molecular, imunologia e células tronco Estudo das alterações moleculares dos tumores, principalmente do aparelho digestivo e respiratório através de técnicas de PCR em tempo real, imunohistoquímica, citometria de fluxo e cultura de células. Estudo de Terapia Celular e Engenharia de Tecidos.
Cardiologia/Fatores de risco e fatores genéticos nas doenças cardiovasculares Avalia fatores de risco para cirurgia cardiovascular através de marcadores; fatores de risco tradicionais (dislipidemias,hipertensão arterial,diabete,tabagismo) e potenciais emergentes (aplipoproteína B,LDL pequenas e densas) na doença arterial coronariana.
Cardiologia/Terapia Celular Tem como objetivo avaliar a eficácia e segurança do implante autólogo de células-tronco da medula óssea em pacientes portadores de miocardiopatia dilatada e em pacientes com infarto agudo do miocárdio
Epidemiologia Clínica Desenvolver pesquisas no contexto da epidemiologia clínica que enfoquem aspectos metodológicos e clínicos. Esta linha de pesquisa busca estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisas que contribuam para o avanço na identificação, na intervenção e na promoção dos determinantes do processo saúde-doença na população humana.
Epidemiologia e Saúde Ambiental Desenvolver pesquisa no contexto da epidemiologia e saúde ambiental que enfoquem aspectos metodológicos e clínicos. Esta linha de pesquisa busca estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa que contribuam para o avanço da identificação, na intervenção e na promoção dos determinantes do processo saúde-doença na população humana.
Imagem funcional e molecular do corpo A imagem funcional é o estado-da-arte na medicina diagnóstica por imagem. A Ressonância Magnética deu seu grande salto nessa direção através das técnicas de aquisição ultra-rápidas, que permitiram medir as variações no nível de consumo de oxigênio decorrentes do efeito BOLD e estimativa da celularidade dos tecidos pela técnica de difusão. O PET possibilitou à Medicina Nuclear medir o nível de consumo de glicose no tecido, utilizando a radiação ionizante. Sua principal aplicação consiste na investigação de tumores e metástases, que naturalmente têm aumentado o consumo de glicose devido ao maior nível metabólico. Mais recentemente, o PET Dinâmico tem permitido avaliar o consumo de glicose em função do tempo e medir de forma mais precisa as regiões mais ativas.
O estudo do abdômen do adulto e idoso sadio e doente com novas tecnologias em diagnóstico por imagem Primeiramente, o objetivo deste campo de pesquisa é determinar a apresentação dos diferentes órgãos abdominais em modalidades de imagem avançadas, tais como ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons. Objetiva-se determinar a apresentaçaõ anatômica normal destes órgãos e tecidos e suas variações anatômicas, possibilitando diferenciar os indivíduos normais dos indivíduos doentes. Com isto, pretende-se aumentar o conhecimento sobre a anatomia normal do abdômen e sua variação anatômica demonstrada através de novas tecnologias por imagem. Através desta linha de pesquisa pretende-se, também, determinar a acurácia diagnóstica por imagem das doenças do trato gastrintestinal e do aparelho urinário. Objetiva-se permitir um diagnóstico mais precoce e preciso das doenças do paciente adulto e idoso, aumentando a sobrevida destes indivíduos. Pretende-se formar pesquisadores e professores que queiram trabalhar nesta linha de pesquisa que trata de doenças cada vez mais prevalentes na nossa população.
Pneumologia/Tabagismo e doenças tabaco relacionadas Estudar os determinantes dos desfechos, sucesso/fracasso no abandono do tabagismo; avaliar o papel da genética na experimentação,manutenção e cessação do fumo; testar a eficácia de diferentes esquemas terapêuticos.
Pneumologia/Óxido nítrico expirado e outros marcadores de inflamação Avaliar o papel do óxido nítrico expirado como marcador de inflamação.
Farmacologia Bioquímica e Molecular
Nome Descrição
Avaliação de alvos farmacológicos no tratamento do câncer Avaliação de Alvos Farmacológicos no Tratamento de câncer
Avaliação de mecanismos neuroquímicos e farmacológicos em doenças neurológicas Estudo das vias neuroquímicas e de alvos farmacológicos em doenças neurológicas.
Avaliação dos Mecanismos Envolvidos em Alterações Inflamatórias e Nociceptivas Estudo dos mecanismos envolvidos em alterações inflamatórias e nociceptivas.
Desenvolvimento de Drogas Esta linha visa o desenvolvimento de drogas anti-negligenciadas (para terapia de tuberculose e malária) e o desenvolvimento de drogas anti-doenças crônico degenerativas.
Neurofarmacologia Pré-Clínica Estudo da Neurofarmacologia Pré-Clinica.
Nefrologia
Nome Descrição
Diálise extra-renal e transplante Esta linha visa o estudo das diferentes modalidades de substituição da função renal, com ênfase no transplante de órgãos especialmente no que se refere à imunologia dos transplantes.
Formação e Desenvolvimento Docente na Saúde Esta linha possibilitará a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de mestres, doutores e estágio pós-doutoral na área do Ensino na Saúde.
Metabolismo Celular e Transporte de Membrana em doenças renais e metabólicas Estudo dos mecanismos fisiopatogênicos moleculares de diversas doenças renais e metabólicas.
Nefrologia Clínica e Hipertensão Arterial Estudos relacionados a diversos aspectos da clínica nefrológica, função renal, hipertensão arterial, doenças renais e metabólicas.
Neurociências
Nome Descrição
Atividade Neurotóxica de Ureases e Peptídeos Derivados Estudo da atividade neurotóxica e pró-inflamatória de ureases de diferentes organismos; 2)Metodologias de estudos de neurotoxicidade com utilização de insetos-modelos; 3)Ureases como fatores de virulência de microrganismos patogênicos, em especial as bactérias Helicobacter pylori e Proteus mirabilis, e leveduras do complexo Cryptococcus.
Componentes Colinergicos versus Não-Colinergicos da memória Determinar quais são os componentes dos déficits de memória observáveis em camundongos transgênicos incapazes de expressar o transportador rápido de acetilcolina hipocampal em diferentes graus. Isto tem aplicação mo tratamento da doença de Alzheimer com drogas pro-colinérgicas ou outras.
Epilepsia Estudos clínico-eletrencefalográficos, farmacológicos, de neuroimagem e cirúrgicos no universo da epilepsia são contemplados nesta linha de pesquisa. O intenso envolvimento do Hospital Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com o diagnóstico, tratamento clínico e cirurgia de epilepsia abre interessantes perspectivas de investigação, buscando refinamento diagnóstico, novas opções de tratamento e correlação de síndromes epilépticas com alterações estruturais cerebrais.
Epilepsia na Infância Epilepsia na Infância.
Marcação Sinaptica da Extinção da Memória A geração de LTP fraca num dendrito de células piramidais do hipocampo pode ser potenciada pela LTP produzida a distancia num outro dendrito. o Fênomeno se chama "synaptic tagging" e deve-se à marcação da primeira sinapse por uma proteina local (tag) que atrai outra gerada pela segunda sinapse (capture).
Mecanismos de Consolidação da Memória Papel do sistema histaminérgico central na amígdala basolateral e no hipocampo na consolidação de memória aversiva e não-aversiva. Influencia do tratamento com um inibidor da histidina descarboxilase.
Neuroimagem da Cognição Humana Desenvolvimento de novas técnicas de análise de neuroimagens e estudos das bases neurais de processos cognitivos superiores (por exemplo, compreensão e aquisição da linguagem, funções executivas, raciocínio espacial).
Neuroinflamação/Esclerose Múltipla/Neuromielite Óptica A inflamação em doenças neurológicas pode ter um envolvimento primário na fisiopatologia de doenças imunomediadas do sistema nervoso tais como a esclerose múltipla, neuromielite óptica, encefalite disseminada aguda (ADEM – acute demyelinating encephalomyelitis), síndrome de Guillain-Barré, encefalites autoimunes e algumas complicações neurológicas decorrentes diretamente ou indiretamente de infecções virais e bacterianas (p.ex. meningoencefalites). Em outras, a inflamação desempenha um papel importante, mas menos claro como no acidente vascular cerebral e em doenças degenerativas do sistema nervoso central. A desregulação do sistema imune, seja ela transitória ou duradoura, pode induzir lesões no cérebro, medula espinhal e nervos periféricos que causam dano neuronal permanente com risco de sequelas e incapacidade permanente. Através de métodos avançados de biologia molecular associada à avaliação clínica e de imagem (ressonância magnética, medicina nuclear), realizamos pesquisas que buscam entender os mecanismos intrínsecos e extrínsecos que causam um aumento de substâncias pró-inflamatórias como citoquinas, quimiocinas, produção de autoanticorpos, ativação de complemento, proliferação / maturação de linfócitos T e B autorreativos, ativação da microglia e alteração da barreira hematoencefálica. Além disso, desenvolvemos pesquisas para a identificação de biomarcadores específicos para cada doença que podem ajudar na melhor definição do diagnóstico / prognóstico e de modelos animais experimentais para o estudo da fisiopatologia e intervenções terapêuticas inovadoras.
Neurologia do Comportamento Neuropsiquiatria Neurobiologia das doenças psiquiátricas e das alterações comportamentais nas principais doenças neurológicas.
Neurologia do Desenvolvimento Estudo da Ontogênese e Bioeletrogênese do Sistema Nervoso Central (aspectos clínicos e modelo animal), estudo do sono e seus distúrbios através da avaliação de características clínicas e neurofisiológicas constituindo a base para compreensão da medicina do sono na infância, desenvolvimento normal e anormal na primeira infância.
Neurologia/Células tronco Avaliar a possibilidade de recuperação de lesões neurológicas centrais e periféricas, resultantes de doenças neurodegenerativas, com células tronco somáticas, bem como estudar os mecanismos de recuperação estrutural e funcional de lesões.

Estruturas de Pesquisa

Grupos de Pesquisa
Nome Coordenador
Biofísica Celular e Inflamação JARBAS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Biologia Molecular e Funcional LUIZ AUGUSTO BASSO
CiSPIN - Ciências da Saúde e Pesquisa Interdisciplinar BARTIRA ERCILIA P DA COSTA
Cirurgia da Obesidade e Síndrome Metabólica CLAUDIO CORA MOTTIN
CorIntEsp - Corpora Interdisciplinar, Intercultural e Internacional de Linguagens de Especialidade BARTIRA ERCILIA P DA COSTA
EXPER - Diagnóstico e pesquisa de excelência BRUNO HOCHHEGGER
Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares LUIZ CARLOS BODANESE
Evidence: Grupo Interdisciplinar, Pesquisa, Ensino e Promoção da Saúde Baseada em Evidência RITA MATTIELLO
Farmacologia Aplicada: Caracterização de Mecanismos Envolvidos na Dor, Inflamação e Câncer MARIA MARTHA CAMPOS
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Doenças Crônicas (PDOC) ANA ELIZABETH P L FIGUEIREDO
Grupo de Pesquisa de Farmacologia do Câncer FERNANDA BUENO MORRONE
Grupo de Pesquisa em Nefrologia CARLOS E POLI DE FIGUEIREDO
Grupo de Pesquisa em Técnicas Avançadas de Diagnóstico por Imagem das Doenças do Abdome BRUNO HOCHHEGGER
HSL - HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS DOMINGOS OTAVIO L D AVILA
Integridade na Pesquisa LIVIA HAYGERT PITHAN
Neurobiologia do Desenvolvimento: ontogenese e bioeletrogenese MAGDA LAHORGUE NUNES
Neurociência Cognitiva do Desenvolvimento (Developmental Cognitive Neuroscience Lab - DCNL) RODRIGO GRASSI DE OLIVEIRA
Neurociências JADERSON COSTA DA COSTA
Neurociências e Sinalização Celular JADERSON COSTA DA COSTA
Neuroeducação AUGUSTO BUCHWEITZ
Neurofarmacologia da Memória IVAN ANTONIO IZQUIERDO
Neuroimagem da Cognição Humana AUGUSTO BUCHWEITZ
Obesidade Mórbida e Síndrome Metabólica ALEXANDRE VONTOBEL PADOIN
Polimorfismos Genéticos e Mutações Relacionados às Doenças Humanas DENISE CANTARELLI MACHADO
Regeneração Nervosa JEFFERSON LUIS BRAGA DA SILVA
Sinalização no Processo de Diferenciação de Células Tronco Adultas DENISE CANTARELLI MACHADO
Tabagismo e Doenças Tabaco-Relacionadas JOSE MIGUEL CHATKIN
Terapia Celular JEFFERSON LUIS BRAGA DA SILVA
Terapia Gênica, Terapia Celular e Engenharia de Tecidos DENISE CANTARELLI MACHADO
Toxicologia Celular e Molecular MAURICIO REIS BOGO
Transformações Metabólicas de Purinas com Importância Biológica CARLA DENISE BONAN
Laboratórios de Pesquisa
Nome Coordenador
Laboratório de Análises Toxicológicas MARIA MARTHA CAMPOS
Laboratório de Biofísica Celular e Inflamação JARBAS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Laboratório de Biologia Celular e Molecular DENISE CANTARELLI MACHADO
Laboratório de Farmacologia Aplicada FERNANDA BUENO MORRONE
Laboratório de Habilidades Médicas e Pesquisa Cirúrgica JEFFERSON LUIS BRAGA DA SILVA
Laboratório de Nefrologia CARLOS E POLI DE FIGUEIREDO
Laboratório de Neurociências MAGDA LAHORGUE NUNES
Laboratório de Neurociências e Sinalização Celular JADERSON COSTA DA COSTA
Laboratório de Neuroinflamação e Neuroimunologia DOUGLAS KAZUTOSHI SATO
Laboratório de Patologia MARIA MARTHA CAMPOS
Laboratório de Pesquisa em Neuroimagem AUGUSTO BUCHWEITZ
Laboratório de Sinalização Celular JADERSON COSTA DA COSTA
Laboratório de Toxicologia Pré-Clínica MARIA MARTHA CAMPOS
Núcleos de Pesquisa
Nome Coordenador
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Tecnologia e Ensino em Epidemiologia RITA MATTIELLO
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) RODRIGO GRASSI DE OLIVEIRA
Núcleo de Pesquisa em Cardiologia LUIZ CARLOS BODANESE
Núcleo de Pesquisa em Cirurgia Robótica JEFFERSON LUIS BRAGA DA SILVA
Núcleo de Pesquisa em Câncer ANDRE POISL FAY
Núcleo de Pesquisa em Medicina Regenerativa JEFFERSON LUIS BRAGA DA SILVA
Núcleo de Pesquisa em Pneumologia (NUPP) JOSE MIGUEL CHATKIN
Núcleo de Pesquisa em Simulação Realística e Habilidades Médicas JEFFERSON LUIS BRAGA DA SILVA
Centros de Pesquisa
Nome Coordenador
Centro de Memória (CEM) IVAN ANTONIO IZQUIERDO
Centro de Neurociências JADERSON COSTA DA COSTA
Centro de Pesquisa em Toxicologia e Farmacologia MARIA MARTHA CAMPOS
Centro de Pesquisas em Biologia Molecular e Funcional LUIZ AUGUSTO BASSO
Centro de Terapia Celular DENISE CANTARELLI MACHADO