Secretaria Virtual

Aproveitamento de crédito/disciplinas

Os créditos serão aproveitados/integralizados até no máximo 8 anos após terem sido cursados em programa de Pós-Graduação Strito Sensu, cuja o docente responsável tenha titulação de doutro, ou título equivalente;

Quando se tratar de aproveitamento de créditos cursados em outros Programas de Pós-Graduação, o pedido deverá vir acompanhado de ementa, programa e titulação do professor e comprovantes de avaliação e aprovação.

Aproveitamento referente as atividades cursadas pelo aluno anterior ao seu ingresso no Programa, deverá ser solicitada durante o 1° semestre letivo, pós-ingresso no curso.

Disciplinas cursadas durante o curso, em outros PPGs da PUCRS, terão seus créditos validados em sistema até o final do semestre posterior ao que foi cursado, sem a necessidade de formulário.

Ato Deliberativo Nº 01/16 – Integralização de créditos por publicações e/ou participação em reuniões científicas
– formulário no PORTAL DO ALUNO

 

Cancelamento de disciplina

A solicitação de cancelamento de disciplina deve respeitar as datas definidas de acordo ao calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ).

– formulário no PORTAL DO ALUNO

O provável coorientador deve ter titulação de doutor ou produção compatível com o programa, deve contar, obrigatoriamente, com regime de trabalho de tempo integral, dedicação exclusiva ou 40 horas em uma Instituição de Ensino Superior, exceto em casos de docentes horistas da Universidade atuando a partir da “Chamada para o Programa de Apoio de Professor em Atividades de Pesquisa na Pós-Graduação da PUCRS” ou bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).

Em todos os casos, a coorientação só pode ocorrer mediante convite e justificativa por parte do orientador principal, bem como o aceite formal do docente a ser credenciado como coorientador. A justificativa deve salientar a importância da expertise do docente convidado para atuar como coorientador para o trabalho do discente, considerando complementaridade à expertise do orientador.

O aluno poderá solicitar coorientação respeitando os seguintes prazos:

I – Mestrado: até final do 2º semestre de curso;

II – Doutorado: até o final do 4º semestre de curso.

A solicitação será analisada e aprovada pela Comissão Coordenadora do programa e encaminhada à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. Iniciando formalmente após a aprovação pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. O credenciamento do docente está condicionado à permanência do aluno no curso.

 

Documentos que devem ser entregues quando docente PUCRS

  1. Requerimento de solicitação devidamente preenchido e assinado;
  2. Atividades detalhadas, bem como, a importância para o projeto de pesquisa do aluno;
  3. Anexar currículo lattes atualizado.

 

Documentos que devem ser entregues quando docente externo

* O credenciamento de bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) segue as mesmas orientações dos professores externos à PUCRS.

  1. Requerimento de solicitação devidamente preenchido e assinado;
  2. Atividades detalhadas, bem como, a importância para o projeto de pesquisa do aluno;
  3. Anexar currículo lattes atualizado;
  4. Concordância da instituição de vínculo do docente, emitida por Pró-Reitor, Diretor da Unidade/Escola/Faculdade, Chefe de Departamento ou Coordenador de PPG a que está vinculado (papel timbrado).

O aluno de Mestrado ou de Doutorado deverá ter aprovação de seu projeto de dissertação/tese pela Comissão Científica da Unidade (SIPESQ) e pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética para Uso de Animais (CEUA).

O projeto deve ser submetido para Comissão Científica respeitando os seguintes prazos:

I – Mestrado: até o último dia útil do mês de maio do ano de ingresso;

II – Doutorado com ingresso no 1°semestre: até o último dia útil do mês de setembro do ano de ingresso;

III – Doutorado com ingresso no 2°semestre: até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte;

O aluno deve apresentar na secretaria do Programa os seguintes documentos:

  1. Comprovante de submissão do Projeto no Centro de Pesquisa Clínica (CPC);
  2. Aprovação do CEP/CEUA;
  3. Cópia da versão final do projeto aprovado pelo CEP/CEUA.

Trancamento de matrícula

O aluno pode requerer trancamento de matrícula por prazo máximo de 02 (dois) semestres letivos, consecutivos ou não.

Não é permitido requerer o trancamento de matrícula no 1° semestre letivo do curso.

Não é permitido trancamento no último semestre letivo do curso (semestre que completa o prazo máximo de 30 meses para o mestrado e 54 meses para doutorado).

Em caso de aluno bolsista, ao solicitar trancamento, a bolsa é cancelada e o aluno retorna como pagante.

– formulário no PORTAL DO ALUNO

 

Cancelamento/Desligamento de curso

O aluno poderá solicitar cancelamento ou desligamento de curso. Nestas situações, deixará de pagar as parcelas a partir do mês subsequente à formalização do pedido protocolado junto a Secretaria do Curso.

– formulário no PORTAL DO ALUNO

 

Formulários Gerais e Orientações

Carta Comissão Examinadora de Banca de Mestrado

Arquivo: [Modelo de carta para Comissão Examinadora para o Mestrado]

Orientações de Dissertação
Arquivo: [Orientações de Dissertação]

Modelo para Dissertação e Tese
Arquivo: [Modelo para Dissertação e Tese]

Normas para Exame de Qualificação
Arquivo: [Normas para Exame de Qualificação]

Carta Comissão para Exame de Qualificação
Arquivo: [Modelo para Exame de Qualificação]

Carta Comissão Examinadora de Banca de Doutorado
Arquivo: [Modelo de Carta para Comissão Examinadora para o Doutorado]

Orientações de Tese
Arquivo: [Orientações de Tese]

Roteiro para apresentação de Tese
Arquivo: [Roteiro para apresentação de Tese]

Instruções para Consultoria em Métodos de Pesquisa Epidemiológica e Análise de Dados Biométricos
Arquivo: [Instruções para consultoria]

 

Bolsistas

Estágio de Docência

Regulamento de Estágio de Docência CAPES
Arquivo: [Regulamento Estágio Docência]

Formulário de Solicitação de Estágio de Docência
Arquivo: [Formulário de Solicitação de Estágio de Docência]

Relatório Final de Estágio de Docência
Arquivo: [Relatorio Final de Estágio de Docência]

Portaria CAPES/CNPq
Arquivo: [Portaria Capes/CNPq]

 

Manual do Pós-Graduando e Atos Normativos

Ato Deliberativo Nº 03/06- critérios para a realização conjunta do Mestrado e do Programa de Residência Médica
Arquivo: [Ato Deliberativo Nº 03/06]

Ato Deliberativo Nº 02/07- aproveitamento de disciplinas e dispensa da prova de proficiência
Arquivo: [Ato Deliberativo Nº 02/07]

Ato Deliberativo Nº 01/13 – Critérios para Mudança de Nível e Ingresso de Novos Alunos de Doutorado
Arquivo: [Ato Deliberativo Nº 01/13]

Ato Deliberativo Nº 01/17 – Normas para Formatação de Dissertação/Tese
Arquivo: [Ato Deliberativo Nº 01/17]

 

Links Relacionados

Pubmed

Jcr

WebQualis

Scielo

PLoS – Public Library of Science

Periódicos CAPES