Ingresso e Processo Seletivo

O processo de seleção para o mestrado é anual (dezembro) e para o doutorado é semestral (julho e dezembro). Para ambos os cursos, a classificação dos candidatos aprovados far-se-á pela ordem sendo os candidatos classificados da maior para a menor nota final, observando o limite do número de vagas. O resultado final do processo de seleção será divulgado em forma de listagem: candidatos selecionados e candidatos suplentes; de acordo com a ordem de classificação e respeitando o número de vagas oferecidas pelo Programa. Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas os candidatos suplentes.

INSCRIÇÕES


Mestrado


Processo Seletivo

Edital de seleção curso de Mestrado 2019.1

Edital Nº 01/2019

Inscrição e seleção de candidatos ao Curso de Mestrado do

Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

 Torna-se público que, de 28 de setembro a 30 de novembro de 2018, estarão abertas as inscrições dos candidatos à seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica.

  1. Das Vagas

Esta seleção visa o preenchimento de até 31 (trinta e uma) vagas, de acordo com as seguintes linhas de pesquisa e disponibilidade de orientação:

 

Linhas de Pesquisa Vagas
Aspectos Biológicos no Envelhecimento 13
Aspectos Socioculturais, Demográficos e Bioéticos no Envelhecimento 02
Aspectos Clínicos e Emocionais no Envelhecimento 14
Envelhecimento e Saúde Pública 02

 

  1. Dos Candidatos

Estão aptos a inscrever-se para a seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, candidatos com curso(s) de graduação concluído(s).

  1. As inscrições devem ser feitas pela através do endereço https://webapp3.pucrs.br/sipos/uc003/inscricaoLogin.do. Além disso, o candidato também deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais).
  1. Da Documentação
  • Cópia autenticada do diploma de graduação (frente e verso);
  • Cópia autenticada do histórico escolar de graduação (frente e verso);
  • Cópia da carteira de identidade (RG) ou do passaporte (para candidatos estrangeiros);
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do título de eleitor;
  • Cópia do certificado de reservista (sexo masculino);
  • 01 (uma) foto 3×4;
  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100,00 (cem reais);
  • Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/) atualizado na Plataforma Lattes, com documentos comprobatórios da produção científica dos 5 (cinco) últimos anos. Se estrangeiro, Curriculum Vitae;
  • 02 (dois) exemplares do Memorial Descritivo (Anexo I);
  • Carta de Intenção do provável orientador da linha de pesquisa pretendida* (Anexo II).

 

(*) Para a obtenção da Carta de Intenção de orientação, o candidato deverá escolher uma linha de pesquisa e fazer contato com o professor responsável através do e-mail informado no site do Programa http://www.pucrs.br/medicina/programa-de-pos-graduacao-em-gerontologia-biomedica/, bem como ao final deste Edital.

 

Documentação adicional (não obrigatória):

  • Atestado de proficiência em língua inglesa obtida em uma instituição de ensino superior ou TOEFL, TOIC e CAMBRIDGE.
  1. Do Cronograma do Processo Seletivo

Os candidatos inscritos serão submetidos ao processo de seleção, conforme quadro a seguir:

 

DATA ATIVIDADE
De 28/09/2018 a

30/11/2018

Período de inscrição on-line através do link: https://webapp3.pucrs.br/sipos/uc003/inscricaoLogin.do

A inscrição somente estará homologada após ser efetivado o pagamento da taxa de inscrição, bem como ser feita a entrega de toda a documentação listada acima.

Até 04/12/2018 A documentação deve ser entregue até o dia 04/12/2018 as 17 horas na Secretaria do Programa ou enviada pelo correio via Sedex. No caso de envio pelo correio, serão aceitos documentos com data de postagem via Sedex até o dia 04/12/2018. Não será homologada a inscrição de candidatos com documentação incompleta. O endereço para remessa é: PUCRS – Instituto de Geriatria e Gerontologia, Av. Ipiranga 6690, Prédio 81 –  Sala 703 – Secretaria do IGG, CEP: 90610-000, Porto Alegre – RS.

A Secretaria somente receberá a documentação completa.

07/12/2018 A divulgação da homologação das inscrições e do local e horário das entrevistas será feita através do link:

http://www.pucrs.br/medicina/programa-de-pos-graduacao-em-gerontologia-biomedica/ingresso-e-processo-seletivo/

De 10/12 a 12/12/2018

 

As entrevistas dos candidatos com os membros da Comissão de Seleção ocorrerão em Porto Alegre nas dependências do Instituto de Geriatria e Gerontologia (7º andar do Parque Esportivo da PUCRS).

Excepcionalmente, para candidatos residentes no exterior, em outro estado ou no interior do estado do Rio Grande do Sul, a entrevista individual poderá ser realizada através de videoconferência. A solicitação de agendamento deve ser feita para o e-mail geronbio@pucrs.br até o dia 05/12/2018 às 12h.

Até 21/12/2018 A divulgação do resultado final do processo de seleção será realizada através do link: http://www.pucrs.br/medicina/programa-de-pos-graduacao-em-gerontologia-biomedica/ingresso-e-processo-seletivo/

 

  1. Do Processo de Seleção

Os candidatos ao Curso de Mestrado serão classificados de acordo com os critérios abaixo especificados, sendo o desempenho em cada um deles utilizado na composição da nota final de classificação do candidato:

  • Avaliação do Currículo Lattes (ou do Curriculum Vitae, se estrangeiro) documentado, sendo os documentos comprobatórios da produção científica referentes aos últimos 5 (cinco) anos (peso 6,0);
  • Avaliação do Memorial Descritivo e Carta de Intenção do orientador da linha de pesquisa pretendida (peso 1,5);
  • Entrevista individual (peso 1,5);
  • Proficiência em língua inglesa, emitida a partir de 2007, por uma instituição de ensino credenciada (peso 1,0).

7.1 Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem média igual ou maior que 5,0 (cinco), valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

7.2 Os candidatos serão classificados com base na nota final, da maior para menor, observando o limite do número de vagas.

7.3 Em caso de empate no resultado final, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem:

  1. O candidato que obtiver maior nota na avaliação do Currículo Lattes (ou Curriculum Vitae, se estrangeiro);
  2. O candidato que obtiver maior nota na avaliação da Entrevista.
  1. O resultado final do processo de seleção será divulgado em forma de listagem: candidatos selecionados e candidatos suplentes; de acordo com a ordem de classificação e respeitando o número de vagas definidas neste Edital.
  1. Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas os candidatos suplentes.
  1. Havendo recurso por parte dos candidatos, este será examinado e decidido pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica.
  1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção, ouvida a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica.
  1. Os candidatos não selecionados podem retirar seus documentos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, até o dia 15 de janeiro de 2019. Após essa data, o Programa está autorizado a descartar a documentação não retirada.
  1. Ao inscrever-se, o candidato estará ciente das normas estabelecidas no presente edital.

O Edital contém os seguintes Anexos

 Anexo I: Modelo de Memorial Descritivo;

Anexo II: Modelo de Carta de Intenção de Orientação.

ANEXO I: MODELO DE MEMORIAL DESCRITIVO

O memorial é um texto em que o candidato apresenta uma reflexão sobre suas experiências de trabalho e/ou de estudo. A partir desta reflexão, o candidato explicita as razões que o levaram a buscar o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica. Portanto, o memorial não é um pré-projeto de pesquisa.

O texto deverá conter duas partes. Na primeira, o candidato deve expor os momentos mais relevantes de sua trajetória de estudos e trabalhos, analisando-os criticamente em relação ao seu significado para sua atuação profissional e acadêmica.

A partir desta análise, na segunda parte, o candidato deve descrever a temática e a questão ou questões centrais que orientarão seus estudos e pesquisa no Doutorado. Esta segunda parte deve conter reflexões teóricas apoiadas em literatura da área, devidamente referenciadas, e revelar de forma clara os interesses e os propósitos do candidato.

O texto completo deverá ter no máximo 6 laudas (espaço 1.5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens de 2 cm em papel A4).

 

ANEXO II: MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO DE ORIENTAÇÃO

Porto Alegre,____ de __________ de 2018.

À Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

PUCRS

Prezados Senhores,

Venho, pela presente, informar que conheço o _______________________________(nome do candidato) candidato a uma vaga no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia, na linha de pesquisa ______________________________________________.

Outrossim, manifesto minha intenção de ser seu orientador, caso o candidato seja aprovado no processo de seleção do Edital de Seleção N° 01/2018.

Atenciosamente.

Prof. Dr.________________________________

Disponibilidade de vagas nas linhas de pesquisa por orientador:

Linhas de Pesquisa Vagas Contato
Aspectos Biológicos no Envelhecimento
Profa. Ana Maria Marques da Silva 02 ana.marques@pucrs.br
Profa. Cristina Maria Moriguchi Jeckel 02 cmjeckel@pucrs.br
Profa. Denise Cantarelli Machado 02 dcm@pucrs.br
Profa. Elke Bromberg 01 bromberg@pucrs.br
Prof. Ivan Antonio Izquierdo 02 ivan.izquierdo@pucrs.br
Profa. Jociane de Carvalho Myskiw 02 jociane.myskiw@pucrs.br
Prof. Moises Evandro Bauer 02 mebauer@pucrs.br
Aspectos Socioculturais, Demográficos e Bioéticos no Envelhecimento
Prof. Claus Dieter Stobaus 01 stobaus@pucrs.br
Patricia Krieger Grossi 01 PkGrossi@pucrs.br
Aspectos Clínicos e Emocionais no Envelhecimento
 

Prof. Alfredo Cataldo Neto

03 cataldo@pucrs.br
Profa. Carla Helena Augustin Schwanke 01 schwanke@pucrs.br
Profa. Irani Iracema de Lima Argimon 01 argimoni@pucrs.br
Profa. Janete De Souza Urbanetto 02 jurbanetto@pucrs.br
Profa. Mirna Wetters Portuguez 01 mirna@pucrs.br
Prof. Newton Luiz Terra 02 terranl@pucrs.br
Prof. Régis Gemerasca Mestriner 02 regis.mestriner@pucrs.br
Prof. Rodolfo Herberto Schneider 02 rodolfo.schneider@pucrs.br
Envelhecimento e Saúde Pública
 

Prof. Ângelo José Gonçalves Bós

02  

angelo.bos@pucrs.br

Porto Alegre, 28 de setembro de 2018.

 Profa. Dra. Carla Helena Augustin Schwanke

Coordenadora

Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

 

 

 

Doutorado

Processo Seletivo

Edital de seleção curso de Doutorado 2019.1

 

Edital Nº 02/2019

Inscrição e seleção de candidatos ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

 Torna-se público que, de 28 de setembro a 30 de novembro de 2018, estarão abertas as inscrições dos candidatos à seleção do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica.

  1. Das Vagas

Esta seleção visa o preenchimento de até 27 (vinte e sete) vagas, de acordo com as seguintes linhas de pesquisa e disponibilidade de orientação:

 

Linhas de Pesquisa Vagas
Aspectos Biológicos no Envelhecimento 13
Aspectos Socioculturais, Demográficos e Bioéticos no Envelhecimento 02
Aspectos Clínicos e Emocionais no Envelhecimento 12

 

 

  1. Dos Candidatos

Estão aptos a inscrever-se para seleção do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, os candidatos graduados em curso de nível superior, proficientes em língua inglesa e que preencham um dos pré-requisitos abaixo:

  1. Mestrado concluído em Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES;
  2. Produção científica de relevância, com pelo menos um artigo publicado em periódico com Qualis B1 ou superior da área interdisciplinar da CAPES, como primeiro autor.
  1. As inscrições devem ser feitas através do endereço https://webapp3.pucrs.br/sipos/uc003/inscricaoLogin.do. Além disso, o candidato também deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais).
  1. Da Documentação
  • Cópia autenticada do diploma e histórico de graduação (frente e verso);
  • Cópia autenticada do diploma, ou da ata de defesa de dissertação, e histórico escolar do mestrado (frente e verso);
  • Cópia da carteira de identidade (RG) ou do passaporte (para candidatos estrangeiros);
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do título de eleitor;
  • Cópia do certificado de reservista (sexo masculino);
  • 01 (uma) foto 3×4;
  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais);
  • Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/) atualizado na Plataforma Lattes, com documentos comprobatórios da produção científica dos 5 (cinco) últimos anos. Se estrangeiro, Curriculum Vitae;
  • Cópia dos artigos científicos ou capítulos de livros previamente publicados;
  • 02 (dois) exemplares do Memorial Descritivo (Anexo I);
  • Atestado de proficiência em língua inglesa obtida em uma instituição de ensino superior ou TOEFL, TOIC ou CAMBRIDGE (Anexo II);
  • 02 (duas) cópias do Projeto de Tese de acordo com a linha de pesquisa pretendida (Anexo III);
  • Carta de Intenção de orientação do provável orientador a linha de pesquisa pretendida* (Anexo IV).

(*) Para a obtenção da Carta de Intenção de orientação, o candidato deverá escolher uma linha de pesquisa e fazer contato com o professor através do e-mail informado no site do Programa http://www.pucrs.br/medicina/programa-de-pos-graduacao-em-gerontologia-biomedica, bem como ao final deste Edital.

  1. Do Cronograma do Processo Seletivo

Os candidatos inscritos serão submetidos ao processo de seleção, conforme indicações apresentadas no quadro a seguir:

 

DATA ATIVIDADE
De 28/09/2018 a

30/11/2018

Período de inscrição on-line através do link: https://webapp3.pucrs.br/sipos/uc003/inscricaoLogin.do

A inscrição somente estará confirmada após ser efetivado o pagamento da taxa de inscrição, bem como ser feita a entrega de toda a documentação listada acima.

Até 04/12/2018 A documentação deve ser entregue até o dia 04/12/2018 as 17 horas na Secretaria do Programa ou enviada pelo correio via Sedex. No caso de envio pelo correio, serão aceitos documentos com data de postagem via Sedex até o dia 04/12/2018. Não será homologada a inscrição de candidatos com documentação incompleta. O endereço para remessa é: PUCRS – Instituto de Geriatria e Gerontologia, Av. Ipiranga 6690, Prédio 81 –  Sala 703 – Secretaria do IGG, CEP: 90610-000, Porto Alegre – RS.

A Secretaria somente receberá a documentação completa.

07/12/2018 A divulgação da homologação das inscrições e do local e horário das entrevistas será feita através do link:

http://www.pucrs.br/medicina/programa-de-pos-graduacao-em-gerontologia-biomedica/ingresso-e-processo-seletivo/

De 10/12 a 12/12/2018

 

As entrevistas dos candidatos com os membros da Comissão de Seleção ocorrerão em Porto Alegre nas dependências do Instituto de Geriatria e Gerontologia (7º andar do Parque Esportivo da PUCRS).

Excepcionalmente, para candidatos residentes no exterior, em outro estado ou no interior do estado do Rio Grande do Sul, a entrevista individual poderá ser realizada através de videoconferência. A solicitação de agendamento deve ser feita para o e-mail (geronbio@pucrs.br) até o dia 05/12/2018 às 12h.

Até 21/12/2018 A divulgação do resultado final do processo de seleção será realizada através do link: http://www.pucrs.br/medicina/programa-de-pos-graduacao-em-gerontologia-biomedica/ingresso-e-processo-seletivo/

 

  1. Do Processo de Seleção:

Os candidatos ao Curso de Doutorado serão classificados de acordo com os critérios abaixo especificados, sendo o desempenho em cada um deles utilizado na composição da nota final de classificação do candidato:

  • Avaliação do Currículo Lattes (ou do Curriculum Vitae, se estrangeiro) documentado, sendo os documentos comprobatórios da produção científica referentes aos últimos 5 (cinco) anos (peso 6,0);
  • Projeto de Tese (peso 2,0);
  • Entrevista individual (peso 1,0);
  • Avaliação do Memorial Descritivo e Carta de Intenção de orientação de pelo menos 01 (um) professor da linha de pesquisa pretendida (peso 1,0).
    • Serão considerados aprovados apenas os candidatos que alcançarem a nota igual ou maior que 5,0 (cinco) do valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
    • Os candidatos serão classificados com base na nota final, da maior para menor, observando o limite do número de vagas.
    • Em caso de empate no resultado final, os critérios de desempate obedecerão a seguinte ordem:
  1. O candidato que obtiver maior nota na avaliação do Currículo Lattes (ou Curriculum Vitae, se estrangeiro);
  2. O candidato que obtiver maior nota na avaliação do Projeto de Tese.
  1. O resultado final do processo de seleção será divulgado em forma de listagem: candidatos selecionados e candidatos suplentes; de acordo com a ordem de classificação e respeitando o número de vagas definidas neste Edital.
  1. Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas os candidatos suplentes.
  1. Havendo recurso por parte dos candidatos, este será examinado e decidido pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica.
  1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção e Comissão Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica.
  1. Os candidatos não selecionados devem retirar seus documentos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica até o dia 15 de janeiro de 2019. Após essa data, os documentos serão descartados.
  1. Ao inscrever-se, o candidato estará ciente das normas estabelecidas no presente edital.

  O Edital contém os seguintes Anexos

 Anexo I: Modelo de Memorial Descritivo

Anexo II: Proficiência em Língua Inglesa

Anexo III: Projeto de Tese

Anexo IV: Modelo de Carta de Intenção de Orientação

Anexo I: MODELO DE MEMORIAL DESCRITIVO

O memorial é um texto em que o candidato apresenta uma reflexão sobre suas experiências de trabalho e/ou de estudo. A partir desta reflexão, o candidato explicita as razões que o levaram a buscar o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica. Portanto, o memorial não é um pré-projeto de pesquisa.

O texto deverá conter duas partes. Na primeira, o candidato deve expor os momentos mais relevantes de sua trajetória de estudos e trabalhos, analisando-os criticamente em relação ao seu significado para sua atuação profissional e acadêmica.

A partir desta análise, na segunda parte, o candidato deve descrever a temática e a questão ou questões centrais que orientarão seus estudos e pesquisa no Doutorado. Esta segunda parte deve conter reflexões teóricas apoiadas em literatura da área, devidamente referenciadas, e revelar de forma clara os interesses e os propósitos do candidato.

O texto completo deverá ter no máximo 6 laudas (espaço 1.5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens de 2 cm em papel A4).

Anexo II: PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA

 A comprovação de proficiência em língua inglesa deverá ser validada pela Escola de Humanidades – Curso de Letras da PUCRS.

O candidato deverá comprovar proficiência ou efetuar prova de proficiência no segundo idioma (espanhol, francês, italiano ou alemão) até o final do segundo ano de curso.

  Anexo III: PROJETO DE TESE

O candidato deverá apresentar um projeto de tese de acordo com a seguinte estrutura:

  • Capa
  • Folha de Rosto
  • Resumo
  • Sumário
  • Introdução
  • Revisão da Literatura
  • Hipótese(s) – para pesquisas quantitativas ou questão(ões) de pesquisa para pesquisadores qualitativos
  • Objetivo(s)
  • Métodos
  • Cronograma
  • Orçamento
  • Referências*
  • Anexo(s) e Apêndices(s) – se necessário

*As citações e referências bibliográficas devem estar formatadas no Estilo Vancouver ou ABNT. As regras estão disponíveis no site da Biblioteca Central da PUCRS, cujo endereço é http://www.pucrs.br/biblioteca.

 

Anexo IV: MODELO DE CARTA DE INTENÇÃO DE ORIENTAÇÃO

Porto Alegre, _____ de __________ de 2018.

À Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica

PUCRS

 

Prezados Senhores,

 

Venho, pela presente, informar que conheço o projeto de pesquisa intitulado “_____________________________________________” de autoria de ____________________________________________________ (nome do candidato) candidato a uma vaga no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia, na linha de pesquisa______________________________________________________ _____________________________________________________________.

Outrossim, manifesto minha intenção de ser seu orientador, caso o candidato seja aprovado no processo de seleção do Edital Nº 02/2019.

 

Atenciosamente.

 

Prof. Dr.________________________________

 

Disponibilidade de vagas nas linhas de pesquisa por orientador:

 

Linhas de Pesquisa Vagas Contato
 

Aspectos Biológicos no Envelhecimento

Profa. Ana Maria Marques da Silva 01 ana.marques@pucrs.br
Profa. Cristina M Moriguchi Jeckel 02 cmjeckel@pucrs.br
Profa. Denise Cantarelli Machado 02 dcm@pucrs.br
Profa. Elke Bromberg 02 bromberg@pucrs.br
Prof. Ivan Antonio Izquierdo 02 ivan.izquierdo@pucrs.br
Profa. Jociane de Carvalho Myskiw 02 jociane.myskiw@pucrs.br
 

Prof. Moises Evandro Bauer

02  

mebauer@pucrs.br

 

Aspectos Socioculturais, Demográficos e Bioéticos no Envelhecimento

Prof. Claus Dieter Stobaus 01 stobaus@pucrs.br
Patricia Krieger Grossi 01 PkGrossi@pucrs.br
 

Aspectos Clínicos e Emocionais no Envelhecimento

Prof. Alfredo Cataldo Neto 02 cataldo@pucrs.br
Profa. Carla Helena Augustin Schwanke 02 schwanke@pucrs.br
Profa. Janete De Souza Urbanetto 02 jurbanetto@pucrs.br
Profa. Mirna Wetters Portuguez 01 mirna@pucrs.br
Prof. Newton Luiz Terra 01 terranl@pucrs.br
Prof. Régis Gemerasca Mestriner 02 regis.mestriner@pucrs.br
Prof. Rodolfo Herberto Schneider 02 rodolfo.schneider@pucrs.br

 

Porto Alegre, 28 de setembro de 2018.

Profa. Dra. Carla Helena Augustin Schwanke

Coordenadora

Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica