Programa de Mentoria aproxima universo acadêmico e mercado de trabalho

Escritório de Carreiras já formou 50 duplas de mentores e orientandos

27/01/2016 - 14h56

De um lado, um profissional experiente no mercado de trabalho. De outro, um estudante ou diplomado buscando orientação para sua carreira. Unir estes universos tão distintos pode ser benéfico para ambos os lados. Para auxiliar nesse processo, o Escritório de Carreiras da PUCRS realiza o Programa de Mentoria. Mais de 50 duplas já foram formadas em quatro anos e, hoje, cerca de 70 mentores estão capacitados para auxiliar os interessados. Para participar, é necessário ser aluno de Graduação, Pós-Graduação ou Diplomado na PUCRS.

Os mentores podem entrar no Programa de maneira independente ou vinculados a empresas. O Escritório de Carreiras tem parceria com a GM, Gerdau, Dell, AES Sul, entre outras. São realizadas cinco reuniões entre a dupla. Segundo a consultora de carreira e responsável pelo Programa, Daniela Boucinha, os locais e horários das reuniões são combinados pela dupla, o que torna o programa flexível. O tema dos encontros também não é fixo. “Nós sugerimos pautas para serem discutidas entre eles, mas dependendo da demanda do orientando, isto pode mudar ao longo do processo”. Daniela explica que o principal da conversa é que o mentor fale da própria experiência. Ele deve contar como é sua rotina de trabalho e sua visão do mercado atual. Ao final, ele auxilia o aluno ou diplomado a formar um plano de ação para o futuro.

William Streda Walker é um profissional recém-formado em Engenharia Mecânica pela PUCRS e trabalha no Grupo Usiminas. Sobre o Programa, afirma que é uma oportunidade única poder trocar experiências com um profissional que está numa posição almejada por ele. Segundo Walker, os encontros ajudam a entender questões da rotina profissional através de relatos da carreira. “Meu mentor já vivenciou muitos dos desafios do meu dia a dia e tem experiências práticas para compartilhar”, afirma.

Alexandre Finzeti, gestor de operações da GM e mentor do Programa, diz que a parceria é muito rica e que ocorre uma troca de boas práticas. Para ele, os dois lados saem ganhando. Finzeti acredita que, como mentor, não deve apenas ensinar: “É na troca de experiências que se cresce”, finaliza.

O Programa é gratuito. Informações complementares podem ser obtidas pelo site www.carreiraspucrs.com.br, pelo telefone (51) 3205-3141 ou pessoalmente, no prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). As inscrições estão sempre abertas.