Piauí recebe equipe com alunos e professores da PUCRS no Projeto Rondon

Operação João de Barro proporciona experiência de imersão na cidade de São José do Piauí

25/07/2019 - 11h54
Alunos e professores da PUCRS em Piauí, com camisetas do Projeto Rondon e bandeira da PUCRS

Alunos e professores da PUCRS no desembarque, no Estado do Piauí / Foto: Arquivo Pessoal

Uma das oportunidades mais intensas e gratificantes do meio acadêmico, de acordo com os próprios estudantes, está sendo vivenciada desde o dia 11 de julho por um grupo de oito alunos e dois professores da PUCRS. Trata-se do Projeto Rondon, que reúne universitários de diversas partes do Brasil para, neste ano, oferecer suas habilidades e conhecimentos em benefício dos moradores de São José do Piauí (PI). O período de imersão propiciado pela chamada Operação João de Barro se estende até o próximo domingo, 28.

Desde o início da seleção, no mês de março, até o embarque para o Nordeste, ocorreram várias etapas de preparação, com a equipe reunindo-se todas as semanas para a elaborar as atividades realizadas no sudoeste piauiense. Além de acumular novos aprendizados por meio das interações com os moradores, os estudantes e professores buscam promover transformações sociais e auxiliar no desenvolvimento da comunidade. A equipe também levou na bagagem muito carinho para a população local e curiosidade. Na região da Operação, encontram-se diversos vestígios da presença humana pré-cabralina, como cânions e pinturas rupestres.

Autoconhecimento pessoal e profissional

Alunos e professores da PUCRS no em Piauí, com camisetas do Projeto Rondon e bandeira da PUCRS

Alunos e professores da PUCRS no Piauí / Foto: arquivo pessoal

Para o Marcondys Bezerra Silva, enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Povoado do Atalho (PI), que acompanha as atividades, o Projeto Rondon, como diz o slogan, é uma lição de vida e cidadania. “Traz os estudantes para perto da população, permite uma autoavaliação pessoal e profissional. Esse momento lúdico e de descontração nos faz refletir como podemos melhorar, como agimos com o outro, e trabalhar a questão relacional”, destaca. Para Enilma Farias, técnica de enfermagem na mesma UBS, “é importante a troca de experiência dos universitários que vêm para uma realidade que não é a sua, e acrescentam muito para nós, que moramos aqui, compartilhando suas experiências”, avalia.

Conheça os estudantes e professores da PUCRS que integram a Operação João de Barro, em São José do Piauí:

• Eliza Réquia – Odontologia / Escola de Ciências da Saúde
  • Gabriela Ribeiro – Psicologia / Escola de Ciências da Saúde
  • Henrique Castilhos – Ciências Biológicas / Escola de Ciências
  • João Vitor S. das Silva – Administração / Escola de Negócios
  • Lucas Faleiro – Medicina / Escola de Medicina
  • Luiza D. de Souza – Educação Física / Escola de Ciências da Saúde
  • Natália Rockenbach – Psicologia / Escola de Ciências da Saúde
  • Raíssa Marques – Psicologia / Escola de Ciências da Saúde

Professores

Denis Dockorn – Escola de Ciências da Saúde
Andreia Bandeira – Escola de Ciências da Saúde

Sobre o Rondon
A ação interministerial do Governo Federal, realizada em coordenação com os governos Estadual e Municipal, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, tem como objetivo somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. Em 2019, ocorre a Operação João de Barro, em dez cidades do Estado do Piauí.