O impacto que trazem os suplementos

Relação das substâncias com alimentos e remédios será abordada em especialização inédita no Brasil

08/06/2017 - 14h12
Foto: Bruno Todeschini

Que alimentos não devem ser ingeridos em associação com determinados fármacos? Como reverter a perda de massa muscular causada por um medicamento por meio de um suplemento? Com o objetivo de sanar dúvidas como estas, o Instituto de Toxicologia e Farmacologia (Intox) realizará o curso de especialização em Farmacologia com Ênfase em Alimentos e Suplementos.

Com duração de um ano e início em agosto, é direcionado a nutricionistas, médicos, educadores físicos, farmacêuticos, biomédicos, químicos, tecnólogos da Gastronomia e empresários do ramo da alimentação e suplementação. Inédito no Brasil, é baseado no formato de outros cursos sobre o tema, oferecidos no exterior, e no desejo dos estudantes da área de aprofundarem conhecimentos sobre o assunto. De acordo com a coordenadora e professora de Farmacologia e Bioquímica, Maria Noêmia Martins de Lima, todas as disciplinas estabelecem uma relação entre fármacos, alimentos e suplementos. “Um pode ajudar ou prejudicar a ação do outro”, ressalta.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o fármaco é uma substância química que intervém nas funções biológicas. Para chegar ao mercado, requer testes que comprovem sua eficácia. Os fitoterápicos – componentes específicos extraídos de plantas medicinais –, não. Podem ser vendidos sem comprovação clínica. Já o suplemento é produzido para complementar a alimentação de uma pessoa saudável, caso em que sua dieta seja insuficiente ou necessite de suplementação.

Maria Noêmia explica que hoje há conceitos novos, como os chamados alimentos funcionais e os nutracêuticos. Os primeiros trazem efeitos benéficos para o organismo. Os nutracêuticos (união de nutrientes e farmacêuticos) são os componentes químicos isolados de alimentos que também oferecem efeitos positivos à saúde.

As substâncias encontradas sob venda livre, muitas vezes utilizadas indiscriminadamente, podem interferir na ação dos fármacos e causar resultados desastrosos. No entanto, em a interação pode ajudar ou prejudicar a saúde.

Leia a reportagem completa, publicada na edição nº 183 da Revista PUCRS, aqui.

Curso de Especialização em Farmacologia com ênfase em Alimentos e Suplementos – 1ª edição