Inaugurado primeiro Centro de Estudos Europeus e Alemães da América Latina

CDEA está localizado no 6º andar do prédio 5 do Campus

11/04/2017 - 10h52
Descerramento da placa de lançamento do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA)

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, 10 de abril, o primeiro Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) da América Latina e do Hemisfério Sul, uma parceria entre a PUCRS e a UFRGS. Às 15h, no local onde o Centro será instalado, no 6º andar do prédio 5 do Campus, ocorreu o descerramento da placa de inauguração, com a presença do Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira; do Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann; do embaixador da República Federal da Alemanha, Georg Witschel; e do Vice-Presidente do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), Joybrato Mukherjee.

Durante a sua fala, Teixeira destacou os mais de 30 convênios e parcerias entre a Universidade e instituições de ensino alemãs, e relembrou vínculos afetivos que aproximam os dois países – Irmão Norberto Rauch, que esteve à frente da PUCRS por 26 anos, era de origem alemã (nasceu no Distrito de Sinimbu, em Santa Cruz do Sul) e estudou Física Experimental na Universidade de Colônia, na Alemanha. O Reitor acredita também que o Centro possibilitará novos conhecimentos e pesquisa para a solução de diversos problemas que afetam a sociedade hoje, e marcará a história e a trajetória cultural do nosso Estado. “Estamos muito felizes em receber na PUCRS o CDEA. Obrigado a todos pela confiança depositada”, declarou.

Oppermann reiterou a importante relação entre as instituições de ensino gaúchas. “Para nós é uma honra estar na PUCRS descerrando uma placa, eternizando uma parceria que existe há mais de 20 anos”, disse. Segundo ele, as duas universidades são reconhecidas pela excelência e por um histórico importante de relações com a Alemanha, o que irá garantir sucesso ao Centro.

Ato de assinatura do convênio de lançamento do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA)

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

O embaixador, Georg Witschel, explica que o CDEA desempenhará um papel especial para o ensino e a cooperação entre os países. “É um projeto de responsabilidade comum. Essa cooperação servirá ao intercâmbio científico e cultural entre os países, e é uma ponte importante também entre a Europa e a América Latina”.

Às 17h30min, no teatro do prédio 40, ocorreu o ato de assinatura do convênio, com a presença de centenas de pessoas. Além das autoridades citadas, esteve presente o governador em exercício, José Paulo Cairoli, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, entre outros. Após, foi realizada uma mesa redonda com o tema Papel do CDEA UFRGS e PUCRS, mediada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS, Ingo Sarlet.

Saiba mais:

Claudia Lima Marques e Draiton Gonzaga de Souza, coordenadores do CDEA

Foto: Gabriel Bessa – Ascom/PUCRS

O Centro terá direção da coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFRGS, Claudia Lima Marques, e vice-direção do decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Draiton Gonzaga de Souza. Com recursos de 250 mil euros ao ano, oriundos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a iniciativa trará novidades como a criação de curso de especialização na PUCRS e de uma nova ênfase em Direito Europeu e Alemão da Linha de Pesquisa em Integração Jurídica da UFRGS. O aprendizado da língua alemã também será incentivado, através do Centro de Idiomas Lexis da PUCRS e do Instituto de Letras da UFRGS. Com a chegada do CDEA ao Brasil, devem crescer o número de bolsas de intercâmbio para alunos e professores, e também o apoio a publicações com temas relacionados à Alemanha no contexto Europeu e global.

A diretora do Centro, Cláudia Marques, lembra que a ideia é beneficiar alunos, docentes e parceiros nacionais e internacionais: “Sem dúvida é um reconhecimento internacional da competência, excelência e experiência de nossas duas universidades e dos 20 Programas de Pós-Graduação de humanidades envolvidos”, afirma. Para Souza, “seremos um centro de excelência, interinstitucional, interdisciplinar e internacional, reunindo pesquisadores de diversas áreas em torno dos projetos desenvolvidos”. As ações do centro serão relacionadas aos temas globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural.