ID Digital: conheça a nova carteirinha de estudante gratuita

Para acessar o serviço, basta baixar o aplicativo

14/01/2020 - 17h27

ID Digital: conheça a nova carteirinha de estudante gratuita - Para acessar o serviço, basta baixar o aplicativoA ID Digital é a carteirinha de estudante do Ministério da Educação (MEC) e, segundo informações oficiais, também é a única que tem vínculo com o órgão. Para utilizar o serviço gratuito, os alunos matriculados na PUCRS podem baixar o aplicativo disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e enviar seus dados pela plataforma.

Com a ID, os estudantes podem pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais. O benefício fica sujeito a aceitação de cada estabelecimento e a disponibilidade de vagas para cada atividade ou evento.

Saiba como emitir a ID Estudantil:

1. Acesse mec.gov.br e confira se a PUCRS enviou seus dados. Caso não tenham sido enviados, solicite o envio das informações para o Sistema Educacional Brasileiro (SEB).
  2. Baixe o Aplicativo no Google Play ou na Apple Store.
  3. Abra o app ID Estudantil; toque em “entrar” com gov.br; informe seu CPF e senha na conta de acesso única do Governo; toque em adicionar; escolha a opção “minha ID Estudantil”; aceite os Termos e Condições; e toque em “Tirar Fotografia” e faça a validação biométrica facial; envie a foto do seu documento frente e verso, se necessário.

*Para menores de idade terem acesso ao serviço, é necessário fazer o login com os dados do responsável legal.

Após seguir o passo a passo, a foto da ID Estudantil será comparada com a foto do seu documento. A partir dessa verificação, a carteirinha será gerada.