Governo Federal oficializa investimentos para o Campus da Saúde

Recursos irão modernizar serviços de média e alta complexidade para a população

29/06/2018 - 12h13
hsl, hospital são lucas, investimentos, modernização, sus

Foto: Solimar Amaro

O Campus da Saúde recebeu o investimento de R$ 55 milhões de emenda parlamentar via Ministério da Saúde. Os recursos serão para a estruturação, modernização e habilitação de serviços de média e alta complexidade, qualificando a assistência à saúde do Estado. A assinatura entre a Reitoria da PUCRS e o Governo do Estado ocorreu na última quinta-feira, 28 de junho. O contrato é de adesão à nova modalidade de repasse de recursos para manutenção hospitalar e contou com apoio da bancada gaúcha na Câmara de Deputados.

O ato ocorreu no Palácio Piratini com as presenças do governador José Ivo Sartori; ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha; do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e autoridades. Representaram a Universidade, o reitor Ir. Evilázio Texeira, o superintendente do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Sérgio Baldisserotto, o assessor da Reitoria, Solimar Amaro, o procurador Jurídico, Marcos Másera; o pró-reitor de Administração e Finanças, Alam de Oliveira Casartelli; a professora da Escola de Medicina e pesquisadora do Instituto do Cérebro (InsCer)Mirna Portuguez.

“Trata-se de um projeto que ultrapassa as fronteiras do Hospital. É uma iniciativa para Porto Alegre, Rio Grande do Sul e Brasil. Estamos construindo o presente e o futuro. Defender e promover os Direitos Humanos, o direito à educação e à saúde nos interpela as ações decididas e corajosas como a criação deste Campus da Saúde, com a qualificação dos serviços SUS de assistência em saúde”, enfatizou. O reitor da PUCRS ainda reconheceu a gratidão a toda comunidade universitária; ao corpo clínico e técnico do HSL; à bancada gaúcha, coordenada pelo deputado federal, Giovani Cherini; ao ministro da Saúde e ao chefe da Casa Civil e aos governos municipal e estadual.

Em seu discurso, o ministro da Casa Civil lembrou que o Estado está bem suprido de hospitais e elogiou o complexo de saúde da PUCRS, principalmente o InsCer sob a direção do vice-reitor, Jaderson Costa da Costa. “Conheci o Instituto como paciente para fazer alguns exames e o serviço é de primeiro mundo. Além disso, as pesquisas realizadas pelo InsCer são de ponta, dignas de um Prêmio Nobel”, destacou Padilha.

Modernização e reformas

No Hospital São Lucas, a verba será utilizada em projetos específicos da estrutura, como reforma do Centro Cirúrgico, Emergência, Obstetrícia, Internação, UTI pediátrica e primeira fase do Centro Interdisciplinar de Saúde. Também serão investidos recursos na aquisição de equipamentos para modernização de áreas estratégicas e importantes do hospital, como UTI, centro cirúrgico e exames por imagem.

Para o ministro Gilberto Occhi, os investimentos na ampliação dos serviços em Saúde se fazem necessários para contemplar a população na atenção básica e na prevenção para que, gradativamente, os custos de consultas e internações possam ser reduzidos. “Em breve os municípios receberão os recursos, sem impedimento legal, para estender a prevenção e assistência à população”, completou.

Estrutura do Campus da Saúde

O Campus da Saúde irá reunir, além do HSL, o Instituto do Cérebro do RS, as Escolas de Medicina e Ciências da Saúde, o Parque Esportivo, um moderno complexo para a prática de esportes e o Centro de Reabilitação, que conta com profissionais especializados e ampla tecnologia.