Especialização em Biomecânica conecta áreas do conhecimento

O curso é direcionado a profissionais da saúde, biologia, engenharias e informática

Por: Redação Ascom

20/06/2016 - 11h03
Curso de especialização em Biomecânica

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

A biomecânica é uma área interdisciplinar que envolve educação física, fisioterapia, odontologia, engenharia, informática, medicina, física e matemática. Ela auxilia, por exemplo, na prevenção de lesões de atletas, no tratamento de disfunções na mandíbula, e na construção de equipamentos de musculação. Porém, segundo o coordenador do curso de especialização em Biomecânica da PUCRS, Rafael Baptista, o mercado é pouco explorado no Brasil, tanto na prestação de serviços quanto no desenvolvimento de novos produtos. A primeira turma do curso terá aulas a partir de 5 de agosto, e as inscrições podem ser feitas até 24 de julho, por meio do site educon.pucrs.br/cursos/biomecanica. A promoção é da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto.

Curso de especialização em Biomecânica

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Segundo o professor, as pessoas que correm rotineiramente têm uma preocupação com prevenção de lesões e necessitam de informações sobre técnicas adequadas para corrida e tipo de tênis ideal. Estas avaliações são realizadas por meio de técnicas de pesquisa em biomecânica. Na odontologia, as disfunções ligadas a mandíbula, que causam problemas como bruxismo, muitas vezes estão relacionadas com alterações posturais. “Neste caso, a biomecânica proporciona aos dentistas técnicas de investigação para fazer a avaliação clínica do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento”, explica Baptista. O coordenador complementa que, com este conhecimento de biomecânica, o dentista também poderá reconhecer quando é preciso acionar um fisioterapeuta ou um profissional da educação física para um trabalho de reabilitação ou de condicionamento físico. “A biomecânica proporciona ferramentas e soluções que integram diferentes profissões no cuidado da saúde”, salienta.

Além da odontologia e da educação física, a engenharia também está relacionada à biomecânica. Segundo o coordenador, na construção de um equipamento de musculação, por exemplo, exige um estudo biomecânico das forças, dos vetores, das alavancas e da ergonomia daquele equipamento para que a pessoa tenha segurança e conforto na hora de realizar o exercício. “Cada vez mais os equipamentos são estudados e planejados para gerar um estímulo melhor aos músculos, para dar mais resultado e causar uma intensidade maior ou menor no exercício”, esclarece.

Segundo Baptista, o ritmo das aulas, que são semipresenciais, é um dos diferenciais do curso. “Isso facilita muito para quem está inserido no mercado de trabalho e tem pouco tempo livre”. As aulas presenciais ocorrem uma vez por mês, sextas à noite e sábados o dia inteiro. Outro diferencial é uma parceria da Universidade com a BTS Bioengenharia, uma empresa italiana que forneceu equipamentos localizados no laboratório de pesquisa do curso, no Parque Esportivo da Universidade. Além disso, a empresa vai auxiliar os melhores projetos de conclusão de curso dos alunos, fornecendo materiais. A PUCRS também fez uma parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), que tem um laboratório de biomecânica para testes em calçados esportivos, de passeio e sociais. Os alunos interessados nesta área poderão fazer visitas ao laboratório e, além disso, aqueles que realizarem o trabalho de monografia sobre o assunto, poderão utilizar os equipamentos do Instituto.

Depois de formados, os alunos estarão capacitados a realizar avaliações biomecânicas, prestar consultorias, atuar em projetos de inovação e desenvolvimento, avaliar a performance de atletas e não atletas, realizar projetos relacionados a criação de serviços em biomecânica em clubes, hospitais, clínicas e academias. “Os profissionais, como dentistas, fisioterapeutas e professores de educação física terão mais ferramentas para realizar seu trabalho”, finaliza Baptista.