Ação de Voluntariado permite contato entre idosos e futuros médicos

Ação social também arrecadou materiais para doação

02/09/2019 - 15h52
Alunos da Escola de Medicina realizam ação voluntária na Spaan

Alunos da Escola de Medicina realizam ação voluntária na Spaan / Foto: Thiago Lingener

A Escola de Medicina juntamente com o Museu de Ciências e Tecnologias (MCT), realizou no dia 24 de agosto, uma ação de voluntariado na Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (SPAAN). Trinta e três voluntários, entre eles alunos, professores e técnicos da Escola, interagiram com os idosos em conversas, leitura de contos e apresentações musicais.  Acompanhados por monitores, os idosos também participaram de atrações do projeto Museu Itinerante, do Museu de Ciências e Tecnologia. Antes da realização do trabalho, a Escola arrecadou produtos de higiene, alimentos e outros materiais que foram doados à entidade.

A importância da vivência para os futuros médicos

Para o professor Alexander Sapiro, da Escola de Medicina, o projeto tornou possível uma vivência fundamental aos alunos do curso: “Ações como esta são importantes justamente para que se tenha este relacionamento médico-paciente, estimulando os alunos a encontrarem um mundo que às vezes nem sabem que existe. Possibilitando o afeto, o carinho, essa troca de conversa. Construindo assim, médicos mais humanos, mais completos na profissão” destacou.

A SPAAN

Fundada em 21 de agosto de 1931 pelo Rotary Clube Porto Alegre, a SPAAN realiza um trabalho dedicado a proporcionar conforto, atenção e qualidade de vida a idosos, por meio da colaboração da comunidade, empresas parceiras e grupos de serviço. São oferecidas diversas atividades de entretenimento, lazer, salão de beleza, artesanato, alfabetização, reciclagem de leitura, entre outras, com o objetivo de fortalecer a autoestima e a autoconfiança dos residentes da casa. O objetivo é prestar auxílio, serviço e assistência a idosos em vulnerabilidade social.