Nova espécie de peixe é descrita 19 anos após ser capturada

Após examinar uma amostra de peixes conhecidos como lambari-vidro, depositados no Museu de Zoologia da USP, pesquisadores do Museu de Ciências e Tecnologia verificaram tratar-se de uma nova espécie ainda não conhecida para a ciência. Os indivíduos foram coletados em 1997, no rio Salitre, um afluente do rio São Francisco, na Bahia, e desde essa época não foram mais capturados. O rio Salitre é um rio intermitente, localizado em uma região com chuvas irregulares, déficit de água e elevada taxa de evaporação. O rio possui histórico de conflitos pelo uso da água, métodos de irrigação não adequados e alta ação antrópica. Todos esses aspectos levam à suposição de que a espécie esteja ameaçada de extinção ou até mesmo extinta, embora não se tenha dados concretos para validar essa afirmativa. Outra probabilidade mais remota, tendo em vista a exploração atual do rio, é a falta de coletas, ocasionando a ausência da espécie nas listas de ocorrências. A descrição da nova espécie, Phenacogaster julliae, foi publicada na revista Neotropical Ichthyology em janeiro de 2019.