Primeira imagem de um buraco negro é publicada

Conquista envolveu oito radiotelescópios ao redor do planeta


Matheus Coutinho - MCT

Compartilhar:

Primeira foto de um buraco negro da história foi publicada

Pela primeira vez na história uma imagem de um buraco negro foi revelada ao mundo, resultado de trabalho de um grupo de cientistas do projeto de colaboração internacional EHT (Event Horizon Telescope) Até hoje, todas as imagens de buracos negros disponíveis na internet eram projeções conceituais.

O EHT é um projeto de colaboração internacional que objetiva a melhoria de capacidade da Interferometria de Longa Linha de Base (VLBI do inglês), técnica conhecida por criar imagens de fontes cósmicas de rádio distantes. Ao redor do globo oito radiotelescópios independentes, criaram um telescópio virtual com a área de superfície do tamanho da terra.

Com ele, uma pessoa em Nova York, seria capaz de identificar a grafia de uma moeda de 25 centavos em Los Angeles.

Após uma massiva obtenção de dados em 2017, à qual se seguiram dois anos de análises, o EHT finalmente traz à tona uma imagem do buraco negro M87, situado a 53 milhões de anos luz da terra e registra uma grande vitória para ciência.

A nova descoberta reforça a importância da pesquisa e do desenvolvimento cientifico humano,capazes de levar nosso conhecimento e aspirações às mais longínquas regiões do universo.