Outubro Genial no Museu

Atividades para cientistas de todas as idades marcam a programação especial do mês.

Relacionamento - MCT

No Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, o mês de outubro está repleto de ações educativas para comemorar dois momentos especiais: a chegada da Primavera e o Dia da Criança. Conheça os trabalhos selecionados para o Espaço Jovem Cientista. Confira curiosidades sobre a estação mais perfumada do ano. Viva uma tarde de muita aventura e descobertas no Sábado Genial. Curta um Dia da Criança no Museu muito especial, com ingresso meia-entrada para todos os visitantes e, se estiver nas regiões de Venâncio Aires e Pelotas, não deixe de conferir nossa exposição itinerante.

Para marcar na agenda:
A programação pode sofrer alteração sem previsão.

2 a 5/10 - Espaço Jovem Cientista
Mais informações em: Espaço Jovem Cientista.

Minuto da Ciência: Primavera
16, 23 e 30/10, às 11h – ocorrerá somente na área de exposições do Museu.
21/10, às 15h - ocorrerá somente na área de exposições do Museu.

Vivemos a estação mais perfumada e colorida, a Primavera. Mas que mudanças climáticas são características dessa estação? Que flores e frutos são típicos da Primavera? Descubra nessa experiência interativa.

Dia C da Ciência no Museu.

Movimento: a Matemática pelos olhos da Física
Público alvo: professores e estudantes do ensino médio
Local: experimentos "Dando a Volta por Cima" e "Período versus Comprimento" - 3º andar do Museu

Minuto da Ciência: Como o avião voa?
Às 10h
Desvende os conceitos envolvidos no voo de aeronaves, e surpreenda-se com as suas origens associadas aos primeiros animais alados.

Minuto da Ciência: Primavera
Às 11h

Releitura de um experimento: Ligando as luzes.
Público alvo: professores e alunos de qualquer ano
Local: área do eletricidade e magnetismo - 3º andar do Museu

Minuto da Ciência Extração do DNA da banana.
Às 14h
Plantas têm células? E DNA? Sim, pois as plantas também são seres vivos. Participe dessa inusitada experiência que ocorrerá na área de exposições do Museu.

Minuto da Ciência: Mamíferos aquáticos
Às 15h
Conheça os os mamíferos aquáticos aprenda a diferenciá-los dos demais animais marinhos.

Programa Museu Itinerante em Venâncio Aires
16 a 18/10, das 8h30min às 20h30min
Visite nossa exposição itinerante em Venâncio Aires e vivencie experiências divertidas que mostram como a ciência está presente no nosso cotidiano.

Minuto da Ciência: Peixes do litoral do RS
19/10, às 15h
Os peixes do nosso litoral apresentam uma grande diversidade em suas estruturas, considerando seus modos de vida e alimentação. Conheça suas diferentes formas em uma atividade mediada por pesquisadores da Coleção de Peixes do Museu.

Sábado Genial - Diversidade de Peixes do Lago Guaíba
20/10, das 13h30min às 17h
Já pensou na diversidade de peixes que vivem no lago Guaíba? Como será que a poluição os afeta? Que tal analisar exemplares da Coleção de Peixes para desvendar características bastante curiosas em uma tarde cheia de experiências e descobertas na exposição do Museu? Pequenos cientistas de 7 a 12 anos, ligados em experiências e muita diversão, podem participar dessa aventura. Investimento: R$70,00. As vagas são limitadas. Informações e inscrições em relacionamento.mct@pucrs.br.

A Hora do Conto em Libras
10 e 11/10 às 11h
9, 12, 13 e 14/10 às 15h

Descubra uma aventura inusitada, nesta atividade de introdução a cultura surda. Surpreenda-se com brincadeiras sobre cores, alfabeto e números em libras.

Programa Museu Itinerante em Pelotas
27/10, das 8h30min às 20h30min
Visite nossa exposição itinerante em Pelotas e vivencie experiências divertidas que mostram como a ciência está presente no nosso cotidiano.

O Museu funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 10h às 18h.