Setembro no Museu

Ações educativas marcam a programação do mês.

Relacionamento - MCT

5, 9 e 12/09 – das 15h às 15h30min – Floresta Amazônica
Conheça os animais e as plantas que habitam a vasta Floresta Amazônica e surpreenda-se com as ameaças à sua rica biodiversidade, neste minuto da ciência.

11/09 – Espaço Jovem Cientista: divulgação dos trabalhos selecionados
O Espaço Jovem Cientista oportuniza a atuação de alunos da educação básica e incentiva a produção científica possibilitando a apresentação de pesquisas realizadas em suas escolas. Este espaço de socialização das atividades de pesquisa envolve alunos e professores de diferentes escolas do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros. Confira os 240 trabalhos selecionados no site: Espaço Jovem Cientista.

14/09, das 15h às 15h30min – Os insetos são venenosos?
Os insetos são um vasto grupo animal, mas será que todos são prejudiciais ao homem? O seu veneno pode ser uma defesa para outros animais? Confira neste Minuto da Ciência.

15/09, das 13h30min às 17h – Sábado Genial – Rochas e Minerais
Pequenos cientistas de 7 a 12 anos podem participar de uma tarde de Sábado Genial no Museu. Com aventuras e muitas descobertas, nesta edição os participantes utilizam lupas na observação de rochas sedimentares e fósseis. E, para completar a experiência, ainda podem produzir sua réplica de fóssil. Investimento: R$70,00. As vagas são limitadas. Informações e inscrições em: relacionamento.mct@pucrs.br.

12ª Primavera dos Museus: celebrando a educação em Museus
Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus de 2018 ocorre de 17 a 23 de setembro. Para a ocasião, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS prepara uma programação com ações educativas relacionadas à temática “Celebrando a Educação em Museus”.

*17 a 23/09 – Lançamento do e-book Ciência e Cuidado
O Museu e o curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS lançam um novo volume da Coleção Museum, o e-book Ciência e Cuidado. A obra é resultado da exposição Ciência e Cuidado, que divulga o legado de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem Científica. A exposição pode ser visitada no 2º pavimento do Museu.

*19 a 23/09 – Lançamento do Roteiro de Atividades Educativas Marcas da EVOLUÇÃO
Voltada para o trabalho conjunto de professores e alunos, a publicação convida este público a participar de uma rede de divulgação da ciência junto ao Museu, auxiliando-os na compreensão dos conteúdos da exposição Marcas da Evolução. É possível elaborar atividades associadas à exposição, com foco na educação básica. Os exemplares serão distribuídos para professores em pré-visita ou em visita ao Museu durante este período. A publicação é resultado da parceria entre o MCT-PUCRS com a Newcastle University, o Great North Museum Hancock e a Tyne&Wear archives&museums, com financiamento do Newton Fund e do British Council.

19/09 – Open Campus 360°
O Museu integra as atividades da maior experimentação universitária do Sul do Brasil. Os participantes do evento, após inscrição, podem explorar o Museu gratuitamente e embarcar em visitas orientadas com foco em conteúdos de vestibular. Saiba mais em: Open Campus.

29/09, das 15h às 15h30min – A comunicação dos anfíbios
Você já escutou um sapo coaxar? Sabia que, o coaxar dos anuros (sapos, rãs e pererecas) gasta menos energia que uma disputa física, por exemplo? Descubra a importância dessa comunicação acústica dos anuros neste minuto da ciência.

28 a 29/09, das 21h30min às 8h – Uma Noite no Museu
Físicos do Museu desvendam os segredos que auxiliaram o homem a realizar o sonho de voar, alcançando o céu e chegando até o espaço. No entanto, quando objetos que pertenceram ao cientista e aeronauta Santos Dumont desaparecem em meio à pesquisa, coisas inesperadas começam a acontecer. Agora, os físicos do Museu precisam reunir pequenos cientistas dispostos a procurar novas pistas para desvendar esse mistério em uma noite repleta de aventuras e descobertas.
Saiba mais em: Uma Noite no Museu