Junho com ciência

Ações educativas no mês dos namorados.

Relacionamento - MCT

Neste mês de junho, as coleções científicas do Museu são destaque na programação de Minutos da Ciência, com muitas curiosidades sobre aracnídeos, insetos, répteis, anfíbios e peixes.
Junho é o mês dos namorados. Será que todas as espécies de seres vivos namoram?
E nas tardes de sábado, jovens cientistas podem participar de uma série de aventuras e descobertas para saber o que faz um Sábado Genial.

A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio

01/06, às 15h – A dona aranha subiu pela parede. Mas como?
Os singelos movimentos de uma aranha caminhando são inspiração para muitas inovações tecnológicas. Sabia quais nesta atividade apresentada pela equipe do laboratório de Aracnologia do Museu.

1 a 17/06 – Vamos batizar uma nova espécie de aranha?
Mais informações em http://www.pucrs.br/mct/noticias/2018/05/pesquisa/

05/06, às 11h – Diversidade de Répteis do RS
Descubra detalhes curiosos sobre a diversidade dos répteis do Rio Grande do Sul com alunos do laboratório de Herpetologia do Museu.

06/06, das 15h30min às 16h – Dia de São Marcelino Champagnat
Alunos do ensino fundamental do Colégio Marista Champagnat participam de uma ação musical em comemoração ao Dia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Uma data para lembrar da história do homem que acreditou que era possível mudar a vida de crianças e jovens por meio da educação evangelizadora. A apresentação dos alunos ocorrerá na exposição do Museu.

08/06, das 9h às 11h – Teatro - Conservando o Mico
Peças de teatro sobre problemas ambientais e espécies ameaçadas de extinção destacam-se nesta manhã de programação especial, com apresentação de um grupo de alunos do curso de Ciências Biológicas da Escola Ciências da PUCRS.

9, 10, 12, 13, 14, 15, 17 e 24/06, às 15h30min – Outros seres vivos também namoram?
Os rituais de acasalamento e as estratégias para garantir o sucesso reprodutivo estão presentes nas relações entre os animais e mesmo seres vivos microscópicos, como o paramecium, também podem se reproduzir. No mês dos namorados, confira uma série especial de Minutos da Ciência.

15/06, às 15h – Diversidade de insetos
Acompanhe os alunos do laboratório de Entomologia do Museu e explore o fantástico mundo da diversidade de tamanhos e formas dos insetos.

19/06, às 11h – Diversidade de serpentes do RS
Surpreenda-se com a diversidade de espécies de serpentes peçonhentas e não peçonhentas que habitam o nosso Estado, do laboratório de Herpetologia do Museu.

23/06, das 13h30 às 17h – Sábado Genial: Classificando e reciclando os plásticos
Aventura, diversão, descobertas e experiências tornam um sábado genial! Se seu jovem cientista possui de 7 a 12 anos, ele pode participar de uma tarde de desafios na exposição e laboratórios especiais do Museu. Nesta edição, os cientistas serão desafiados com um jogo de estratégia e experiências no laboratório de Química, para identificar os mais variados tipos de plásticos. A programação se completa com uma experiência eletrizante.
Atividade para crianças dos 7 aos 12 anos. As vagas são limitadas. Investimento: R$70,00. Inscrições pelo e-mail: relacionamento.mct@pucrs.br

29/06, das 15h – Peixes do Guaíba
Confira a diversidade de espécies de peixes que habitam o Guaíba e sua importância econômica.

O Museu funciona de terças a sextas, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 18h.