Maio dos Museus

Ações educativas são destaque do mês.

Relacionamento - MCT

Você sabia que no mês de maio, além de celebrarmos o Dia das Mães (13/05), também comemoramos o Dia Internacional dos Museus (18/05)? Para comemorar, o ingresso nessas duas datas será de meia-entrada (R$16,00) para todos os visitantes. Além disso, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS apresenta uma programação com Minutos da Ciência e oficinas especiais.

Descubra como diferentes espécies de animais cuidam de seus filhotes. Volte ao passado com os arqueólogos do Museu e saiba mais sobre tecnologia. Explore o céu de Porto Alegre em uma viagem mediada por aplicativos para smartphones e experimentos da exposição. Conheça as diferentes formas de espécies de peixes. Desvende os mistérios do mundo microscópico. Ajude-nos a escolher o nome científico de uma aranha e entenda a importância da vacina contra as doenças virais.

A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio

Minuto da Ciência - Mães Geniais
04/05/2018, das 10h às 11h e das 13h às 14h
10/05/2018, das 14h às 15h.
11/05/2018, das 14 às 15h.
O cuidado com os filhos e filhas não é exclusivo da espécie humana. Para garantir a sobrevivência e o sucesso reprodutivo de suas espécies, diversos animais cuidam de seus filhotes, desde antes do nascimento até a idade adulta. No mês das mães, saiba mais sobre esse comportamento.

16ª Semana Nacional dos Museus
A temporada cultural, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museu em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18/05), é realizada em todo o país há 16 anos. Em 2018, serão mais de 1.130 museus participantes, apresentando 3.261 atividades especiais com a temática Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS integra a programação com ações educativas, de 15 a 22/05/2018. Os sites, as redes sociais, os aplicativos e os softwares exercem inúmeras funções e facilitam o nosso dia a dia. É a tecnologia cada vez mais presente, alterando nossas relações. Na 16ª Semana Nacional de Museus, Minutos da Ciência aliam experimentos e aplicativos que vão transformar o seu “olhar hiperconectado”.

Um tour pelo Universo
15/05/2018, às 10h
16, 19 e 20/05/2018, às 15h30min

Explore astros, planetas, constelações e estrelas que vemos no céu de Porto Alegre, embarcando numa viagem mediada pela tecnologia de aplicativos para smartphones e experimentos da exposição do Museu.

Conectando tecnologias
16 e 17/05/2018, às 10h
15 e 18/05/2018, às 15h30min

Você sabe o que é tecnologia? Que ela nem sempre foi da forma como a conhecemos? Volte ao passado com os arqueólogos do Museu e entenda a relação de diferentes povos com a tecnologia.

Ajude nossos cientistas a “batizar” uma aranha?
Os aracnólogos do Museu estão descrevendo uma nova espécie. A aranha, que pertence ao gênero Onocolus, possui tamanho médio, pernas grossas com alguns espinhos, corpo verde e abdômen semelhante a um escudo. É bastante rara, com apenas dois registros encontrados nas Amazônias Colombiana e Brasileira. Sem um nome científico completo, a nova espécie não pode ser reconhecida por cientistas em outros lugares do mundo. Ajude-nos a construir a sua “certidão de nascimento” votando aqui

Minuto da Ciência – Peixes e suas diferentes formas
18/05/2018, às 15h

Peixes marinhos e de água doce apresentam uma grande diversidade em suas estruturas, considerando seus modos de vida e alimentação. Conheça suas diferentes formas nessa atividade mediada por pesquisadores da Coleção de Peixes do Museu.

Oficina: O mundo microscópico
19/05/2018, às 14h e às 16h

O mundo visto a olho nu é interessante, mas quando observado pelas lentes de um microscópio torna-se fantástico. Esse instrumento amplia imagens muito pequenas, permitindo a ciência estudar e compreender micro-organismos. Jovens cientistas, dos 7 aos 12 anos, estão convidados a desvendar os mistérios do mundo microscópico em uma tarde repleta de experiências em um laboratório do Museu. Inscrições pelo e-mail: relacionamento.mct@pucrs.br Atividade para crianças dos 7 aos 12 anos. As vagas são limitadas. Investimento: R$10,00 adicionais ao valor do ingresso.

Minuto da Ciência – A vacina e as doenças virais
22 e 29/05/2018, às 15h30min

É comum observamos a realização de campanhas coletivas que incentivam a vacinação da população. Mas o que é a vacina? Entenda o que são os vírus e suas características e qual a importância das vacinas contra a gripe e a febre amarela.