Espaço Jovem Cientista no Museu

Espaço Jovem Cientista, uma iniciativa do Museu de Ciências e Tecnologia vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, incentiva a educação científica nas escolas e oportuniza assim a apresentação de pesquisas realizadas por estudantes da educação básica e técnico. Na edição de 2019, o Espaço recebeu inscrições de mais de 40 escolas, selecionando 240 trabalhos para apresentação na exposição do Museu.

Para os alunos José Henrique (16 anos) e Mariana (17 anos), que apresentaram um trabalho sobre a influência da microbiota gastrointestinal da mãe na saúde do feto, participar do Espaço foi a oportunidade de validar a sua hipótese e ampliar o seu alcance para um público fora do ambiente escolar. Satisfeitos com as avaliações prévias da apresentação, os estudantes pretendem retornar na edição de 2020.
Preocupadas com a sustentabilidade do planeta, as alunas Beatriz (15 anos) e Marcele (15 anos) desenvolveram seu projeto na reutilização consciente dos resíduos plásticos utilizados por sua turma. A ideia é difundir a pesquisa para outras turmas da escola, incluindo as de educação infantil.
Maria Madalena e Paulo Jacques, responsáveis pelo estudante Alexandre que participou do evento, afirmam que a iniciativa é maravilhosa e tem fundamental importância por tratar-se de um “laboratório ao vivo” onde os estudantes podem confrontar o conhecimento teórico com a vivência prática.
A experiência também foi rica para estudantes e pesquisadores da PUCRS que atuaram no evento como avaliadores, como no caso da doutoranda Roberta Giglio. Para ela: “É interessante observar os alunos de ensino fundamental e médio iniciando seus projetos de pesquisa, desenvolvendo questionamentos: como formular e refutar hipóteses e criar uma metodologia. O Espaço os aproxima do conhecimento científico e ainda promove reflexões sobre a função social de uma pesquisa”.
A premiação dos destaques do Espaço Jovem Cientista ocorrerá em 24 de outubro, às 17h.
Para saber mais sobre o evento clique aqui.