O Museu possui coleções científicas nas áreas de Zoologia, Botânica, Paleontologia e Arqueologia. Juntas, elas compõem um vasto testemunho da biodiversidade e da ocupação humana da Região Sul do Brasil. Também abrigam espécimes provenientes de outras regiões do país e do exterior. Todo acervo está informatizado e suas bases de dados estão disponibilizadas na internet para facilitar a busca de informações.

O acervo histórico reúne material sobre a pesquisa na Universidade e os equipamentos interativos constituem uma coleção específica relativa a demonstração e experimentação de conceitos científicos.

As coleções são utilizadas por pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da PUCRS e de outras instituições nacionais e estrangeiras. Além de seu caráter científico, servem de apoio à formação de recursos humanos em curadoria e taxonomia, principalmente a acadêmicos da Universidade.

Os trabalhos de curadoria envolvem triagem, preparo, identificação, tombamento de material, informatização, administração de empréstimos a outros museus, além de constante manutenção do próprio acervo e de suas condições ambientais, de modo a assegurar que o material esteja sempre em perfeitas condições de uso.


Coordenação das Coleções

Carlos Alberto S. de Lucena

colecoes.mct@pucrs.br

Acesse as coleções: