Apresentação


     A idéia de disponibilizar via on-line um Manual de Redação surgiu na GERÊNCIA DE WEB, setor responsável pela criação e manutenção de programação visual e eletrônica do site da PUCRS, e viabilizou-se com o suporte teórico-prático do Prof. Me. Gilberto Scarton, assessor especial para assuntos da Língua Portuguesa, desta Gerência, e da Profa. Dr. Marisa Magnus Smith, Coordenadora de Língua Portuguesa do Setor de Vestibulares, ambos da Faculdade de Letras. Foi decisivo, para o sucesso do empreendimento, o apoio das  Pró-Reitorias de Administração, de  Ensino de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação.

     A GERÊNCIA DE WEB caracteriza-se, assim, não apenas como um portal de interação entre a Universidade, a comunidade acadêmica e o público externo, mas também como uma agência permanentemente atenta às novas necessidades que o fortalecimento da imagem da Instituição e a comunicação com seus vários públicos impõem, um imperativo para o enfrentamento de novos desafios, tanto internos quanto externos.

     É por essa razão, pois, que a GERÊNCIA DE WEB - PUCRS houve por bem veicular, mediante o MANUAL DE REDAÇÃO PUCRS, mais um serviço para assessorar todas as pessoas envolvidas com a produção de textos na Universidade, especialmente em nível técnico-administrativo, oferecendo material lingüístico de apoio para dirimir dúvidas ou solucionar problemas no ato de redigir.

     Este empreendimento justifica-se, amplamente, ao se levar em conta que a produção e o fluxo de material impresso têm aumentado significativamente nos últimos tempos, em decorrência da necessidade de registro e documentação das atividades da Universidade - cada vez mais numerosas - bem como da necessidade de comunicação entre os diferentes setores da Instituição e entre esta e outros órgãos públicos e privados, nacionais e internacionais.

     Cabe lembrar ainda que a PUCRS está investindo esforços significativos na busca do máximo de qualidade em todas as suas dimensões e setores. Dentro dessa perspectiva, não se pode perder de vista que a linguagem é importantíssima ferramenta a serviço da argumentação, qualificando ou desqualificando, pela forma utilizada, o que é dito e quem o diz. Entende-se, pois, que um Manual desta natureza poderá contribuir no sentido de qualificar os textos produzidos na Universidade, orientando a produção escrita, esclarecendo dúvidas e oferecendo soluções.

     O MANUAL DE REDAÇÃO apresenta as características gerais de uma publicação no gênero, enfatizando, no entanto, questões pertinentes a aspectos redacionais característicos de textos produzidos no ambiente administrativo e acadêmico da Universidade, extraindo desse contexto, sempre que possível, os exemplos que ilustram os fatos lingüísticos. Especialmente no que tange às questões formais, algumas das sugestões são resultado de escolhas dentre várias possibilidades. O que se pretende não é prescrever normas, mas, sim, oferecer orientações para um tratamento homogêneo, correto e adequado de questões lingüísticas e pragmáticas ligadas à escrita.

     O MANUAL é, por outro lado, um empreendimento em aberto, uma vez que aguarda sugestões de usuários da WEB  e, de modo especial, de secretárias, secretários e professores, cujas contribuições em muito poderão melhorar esta ação que se quer participativa.


Profa. Carmem Sanson            
Gerente de WEB             


Parcerias

Pró-Reitoria de Administração
Prof. Antônio Mario Pascual Bianchi

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação
Profa. Solange Medina Ketzer

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Prof. urbano Zilles

Gerência de WEB
Profa. Carmem Sanson


Autoria

Prof. Me. Gilberto Scarton (FALE/GWEB)
Profa. Dr. Marisa Magnus Smith (FALE/SEVES)