06/11/2018 - 15h28

Visita ao LABELO incentiva troca de experiências entre prefeituras

Modernização do sistema de iluminação pública foi pauta central do encontro

Treinamento_prefNa última quarta-feira, o LABELO recebeu representantes do Inmetro e de cinco prefeituras, Ajuricaba, Bom Princípio, Coronel Bicaco, Porto Alegre e Santo Augusto, para um treinamento sobre a modernização da iluminação pública. A preocupação com o debate sobre o tema não é novidade para o LABELO. Em março de 2018, o workshop Desafios e caminhos para a modernização dos Sistemas de Iluminação Pública no Brasil mobilizou mais de 120 participantes de prefeituras e entidades relevantes ao tema. Os visitantes conheceram as instalações do Laboratório e mantiveram foco nas áreas de atuação de iluminação.

Segundo o representante do Inmetro, Diego Pizetta, o governo incentiva o avanço na modernização da iluminação pública. Contudo, as prefeituras encaram um problema: a falta de referência. Pizetta compreende que carece de informação para os municípios, desde o processo de seleção até a compra das luminárias. “A culpa não é da prefeitura. É difícil ter todas as áreas da engenharia”, defende.

Os treinamentos atuam justamente nessa lacuna. E a presença de Porto Alegre colabora para a aproximação de experiências. “Eles já fizeram compras e instalação, entendem um pouco mais do processo de identificação”, avalia Pizetta. Dessa forma, a ideia é expandir informação para que as prefeituras tenham mais condições de, na hora da seleção, não só escolher um produto de qualidade, mas, principalmente, realizar um processo de licitação coerente e vantajoso. Assim, evita que dinheiro público seja desperdiçado com gastos em equipamentos dispensáveis. “O objetivo para as prefeituras é entender mais sobre o processo de compra e seleção de qualidade de luminárias”, conclui.

Treinamento_prefeituras