Laboratório de Equipamentos para Áreas Classificadas

O Laboratório de Equipamentos para Áreas Classificadas (LEAC) tem a sua atuação voltada à execução de ensaios prescritos por normas IEC e ABNT NBR IEC aplicáveis a equipamentos elétricos, a partes de equipamentos elétricos e a acessórios destes, concebidos para utilização em atmosferas potencialmente explosivas. Tais normas, que integram as famílias designadas pelas séries IEC 60079 e ABNT NBR IEC 60079, destinam-se à avaliação de requisitos construtivos e à garantia das condições de utilização segura, mediante a aplicação de ensaios pertinentes, de equipamentos elétricos e acessórios destinados à operação em áreas com risco de explosão, sob a presença de atmosferas formadas pela diluição de gases inflamáveis em ar.

As normas IEC e ABNT NBR IEC que integram o atual escopo de acreditação do laboratório junto a Cgcre contemplam, além dos requisitos gerais para equipamentos elétricos concebidos para utilização em tais ambientes, requisitos específicos para produtos concebidos à luz das seguintes técnicas: proteção por invólucro à prova de explosão, proteção por imersão em areia, proteção por imersão em óleo, proteção por segurança aumentada, proteção por segurança intrínseca, proteção tipo “n” e proteção por encapsulamento.

Atualmente o LEAC realiza ensaios de tipo para fins de certificação de produtos, por demanda de Organismos de Certificação de Produtos (OCPs) acreditados pela Cgcre, como também ensaios para avaliação de desempenho de produtos à luz das normas acreditadas pelo laboratório, demandados, via de regra, pelos fabricantes dos mesmos.

No ano de 2003 o LABELO obteve junto a Cgcre, acreditação para a realização de ensaios específicos prescritos por itens de algumas normas vigentes à época (normas NBR 9518:1997, IEC 60079-0:2000, IEC 60079-7:2001, IEC 60079-15:2001 e IEC 60079-18:1992). Em 2005, já com um escopo de acreditação mais amplo, mas ainda basicamente composto por itens específicos de normas IEC vigentes à época, o LEAC foi realocado do Prédio 30 para o Prédio 13 do campus central da PUCRS, tendo em vista a necessidade de ampliação de sua área física. Tal mudança decorreu da operacionalização do plano de expansão do laboratório, que contemplava uma nova e significativa ampliação de escopo, efetivamente levada a termo no ano de 2008.

A partir da obtenção de apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT – concedido pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP -, mediante aprovação de projeto no âmbito do Programa Tecnologia Industrial Básica (TIB), o LABELO estabeleceu a infraestrutura laboratorial necessária para a realização de ensaios com gases inflamáveis prescritos pelas normas específicas aplicáveis a equipamentos com invólucros à prova de explosão e a equipamentos intrinsecamente seguros.

O suporte tecnológico que permitiu a ampliação do laboratório foi obtido a partir de treinamentos realizados por técnicos da equipe em laboratórios do PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt) em Braunschweig, Alemanha, e da UL (Underwriters Laboratories) em Northbrook, Estados Unidos.

Os treinamentos para capacitação de técnicos do laboratório bem como as obras civis necessárias à ampliação das instalações foram assumidos como contrapartida da PUCRS na execução do referido projeto. O espaço físico destinado pela Universidade ao LABELO para abrigar as instalações do atual laboratório compreende uma área total construída de 170 m2, além das instalações destinadas à realização dos ensaios para avaliação do índice de proteção (código IP) provido por invólucros, prescritos pela norma IEC 60529, contemplando uma área total construída exclusiva de aproximadamente 50 m2.

A inauguração da atual área física ocupada pelo LEAC ocorreu em 09/11/2005, em conjunto com o complexo de laboratórios de ensaios de eficiência energética para eletrodomésticos, estabelecido como resultado de convênio firmado entre a PUCRS e a Eletrobrás para suporte ao Programa Nacional de Conservação de Energia – PROCEL. A extensão do escopo acreditado do LABELO para o laboratório, contemplando a habilitação deste para a realização dos ensaios com gases inflamáveis prescritos pelas normas IEC e ABNT NBR IEC 60079-1 e 60079-11, foi obtida após auditoria técnica do INMETRO realizada em Maio/2008.

Presentemente, a lista de serviços acreditados do laboratório contempla ensaios prescritos pelas edições mais recentes das normas IEC e ABNT NBR IEC da série 60079 que estabelecem, além de requisitos gerais (parte 0), requisitos específicos para equipamentos elétricos com proteção provida por:
(a) invólucros à prova de explosão (parte 1);
(b) imersão em areia (parte 5);