17/01/2019 - 10h50

LABELO recebe representantes da indústria de condicionadores de ar para Fórum

Importantes atores do mercado discutiram sobre métodos de ensaios aplicáveis a condicionadores de ar inverter

fórum-eletrobrásAo longo da última quarta-feira (16), fabricantes de condicionar de ar estiveram presentes no LABELO para o Fórum – Métodos de Ensaios Aplicáveis a Condicionadores de Ar Inverter. O evento teve foco em informações a respeito do consumo de energia dos aparelhos e na visão dos fabricantes em relação ao tema.

No total, 10 fabricantes tiveram espaço para expor e gerar debate acerca das especificidades dos condicionadores de ar com tecnologia inverter. A partir da discussão, o LABELO vai preparar a metodologia de ensaio para o produto. O evento ocorreu das 8h até às 16h

 

Perspectiva para o futuro

O Fórum é destaque do trabalho em atendimento ao edital da Eletrobras nº 19/2018, vencido pelo LABELO. A partir dele, uma proposta de metodologia de ensaio adequada ao Brasil para condicionadores de ar que utilizam tecnologia inverter deve ser desenvolvida pelo Laboratório.

Alguns países, como Alemanha, utilizam metodologias de ensaios específicos para o produto. Com isso, possibilitam uma avaliação mais adequada dos níveis de eficiência energética proporcionadas pela tecnologia. E, com esse parâmetro, o LABELO atua para o desenvolvimento da metodologia de ensaio específica brasileira. O espaço para os fabricantes permite que sejam identificadas as necessidades fundamentais que o cenário brasileiro apresenta.

Atualmente, o Brasil não tem a regulamentação de uma norma para condicionadores de ar com tecnologia inverter. Estes aparelhos são incluídos na mesma categoria dos condicionadores de ar com as demais tecnologias. A definição não reflete a real necessidade, uma vez que a tecnologia inverter otimiza o consumo energético.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias