16/10/2017 - 09h54

LABELO na 22ª Assembleia Geral do IAAC

Comitê de Stakeholders passa a ter voz

Entre os dias 21 e 25 de agosto, aconteceu a 22ª Assembleia Geral do IAAC (Inter American Accreditation Cooperation) – organização que congrega todos organismos de acreditação da América do Norte, Central, do Sul e Caribe. O evento, que ocorreu em Bogotá, na Colômbia, foi marcado por uma importante conquista do comitê de Stakeholders: por decisão do IAAC, o grupo passa a compor o Comitê Executivo, que discute temas relevantes e políticas da instituição na América.

• Mas o que é o Sub Comitê de Stakeholders?

No contexto do IAAC, é o subcomitê que reúne organismos de inspeção, laboratórios e certificadoras. Até agora, o grupo não tinha direito de manifesto nas assembleias. Com essa mudança, o subcomitê poderá influenciar nas discussões e contemplar interesses da sociedade, laboratórios e certificadoras.

A convite da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC), o diretor do LABELO, Israel Teixeira, acompanhou a comitiva brasileira – composta por integrantes do Inmetro e outros organismos de certificação. Além de nosso laboratório, Teixeira foi responsável por representar a Vice-Presidência de Laboratórios da ABRAC. “Em eventos como este, a troca de experiências e construção de rede são processos fundamentais para observar o nível em que os países estão na avaliação da conformidade”, destaca.

No evento, foram discutidos temas como o plano estratégico 2016-2020 para países do continente americano, acordos internacionais no campo do reconhecimento mútuo das organizações (ILAC e IAF), a facilitação do comércio global ocasionada pela acreditação e o papel da avaliação da conformidade na prestação de serviços.

De acordo com Israel Teixeira, um dos fatores que influenciou na inclusão dos Stakeholders foi a associação da ABRAC no IAAC. “Essa conquista resulta em uma homogeneidade na discussão de políticas de certificação. O modelo de agenda positiva que a ABRAC e o Inmetro mantêm no Brasil foi considerado pelo Comitê Executivo, e teve grande relevância na decisão”, pontua. O diretor ainda salienta que essa conquista gera uma grande visibilidade ao nosso laboratório perante organismos nacionais de acreditação e regulação.

Durante a assembleia, a comitiva teve a oportunidade de visitar o Organismo Nacional de Acreditacion de Colombia (ONAC). O evento ainda contou com a participação de organismos como o SIM, COPANT, PAC APLAC, SADCA, AFRAC, ARAC e EA (European Accreditaion).

Por Amanda Caselli

Postado em: 30/08/2017