14/03/2018 - 09h05 - Por: Victor Eduardo Siviero Alves

LABELO estreita relação com farmacopeia dos Estados Unidos

Evento resultou em ampliação da parceria entre LAIF e a empresa norte-americana

O evento Método Analítico e Estatística Aplicado a Validação aconteceu na última semana, no prédio 99 do Tecnopuc, e encaminhou uma nova relação de cooperação entre o Laboratório Analítico de Insumos Farmacêuticos (LAIF) do LABELO e a Farmacopeia dos Estados Unidos. O curso, ocorrido nos dias 8 e 9, foi ministrado por Rafael Finocchiaro Maranho, representante brasileiro da empresa norte-americana, e pelo Prof. Dr. Drovial Leão, consultor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Promovido pela farmacopeia, o workshop contou com a presença de funcionários do LAIF e representantes da indústria farmacêutica não só do Rio Grande do Sul, mas também do Paraná e Santa Catarina. Além deles, professores da PUCRS e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também compareceram ao evento.

Airton Monza da Silveira, coordenador do LAIF, explica que os parâmetros e critérios para validação de um método analítico foram os principais tópicos abordados no curso. “Em conjunto, o tratamento estatístico adequado e a realização da validação também foram tema”, completa. Segundo ele, a intenção era conduzir essa temática com o viés das exigências da resolução 166 de 2017 – quem estabelece critérios para realização da validação de ensaios.

A presença do LAIF no workshop demonstra uma importância fundamental para a indústria farmacêutica. O coordenador explica que, ao lado da realização de ensaios, o laboratório também contribui para o desenvolvimento e validação de métodos. “É fundamental para o LAIF ter o seu pessoal qualificado”. Ele exalta, ainda, a importância de sempre atualizar os funcionários para realizar os desenvolvimentos, incorporando boa técnica aos métodos adequados.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias