09/04/2019 - 13h53

LABELO dá importante passo para auxiliar a indústria 4.0

Ainda no primeiro trimestre de 2019, nova área de ensaios de software tem acreditação recomendada

Desde 2015 o assunto foi pauta no LABELO. Entre tantas discussões, reuniões e projetos, o desejo em atender demandas originadas pela indústria 4.0 era consenso. Na época, apenas o Inmetro oferecia possibilidades para soluções em demandas a respeito de software. Os fabricantes, inclusive, relatavam dificuldades em certificar os produtos.

Alguns anos depois, em 2019, o LABELO passava pela semana de avaliação pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), com destaque no amplo e específico conhecimento técnico, além do reconhecimento da “invejável estrutura do Laboratório”, como definiram os avaliadores. Agora, aguarda apenas a publicação de escopo para iniciar os trabalhos no setor.

Uma área completamente nova.

“Nunca antes uma amostra não física passou por ensaios no LABELO”, define Rodrigo Mianes, gerente técnico do Laboratório. O que diz Mianes esclarece muitas das possibilidades de serviços que podem ser ofertados no setor. O Laboratório deve analisar a segurança contra adulteração do software, fazer análise de código-fonte, ensaios funcionais, criptografia, entre outros.

Embora seja completamente nova, a área chega para acrescentar o completo escopo do LABELO para medidores. Atualmente, o Laboratório tem a possibilidade de oferecer todos os ensaios metrológicos (compatibilidade eletromagnética). E, agora, com a habilitação em software será o único laboratório acreditado à Cgcre com estes três serviços em escopo.

As novidades não devem parar por aí. Estudos concretos sobre a expansão do setor já estão em andamento e em estágio avançado. Segundo Mianes, os serviços prestados em medidores “dão a base para utilizar o conhecimento de software em outros produtos.

O LABELO, portanto, mantém a cultura de inovação que preserva desde o surgimento e constitui a cultura de diversificação das atividades. Para o Diretor Israel Dulcimar Teixeira, o Laboratório de software representa a porta de entrada para um novo ambiente de tecnologia que, a cada dia, torna-se mais presente nos equipamentos. Dessa forma, o LABELO atua como pioneiro no Brasil e contribui para o desenvolvimento da indústria 4.0.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias