Apresentação

O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR), criado em 2014, tem por objetivo fomentar, dar visibilidade e proporcionar um crescimento sustentado das ações da universidade em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de petróleo e recursos naturais. Constitui uma iniciativa conjunta da Petrobras e da PUCRS e representa a consolidação e ampliação do Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Petróleo, Recursos Minerais e Armazenamento de Carbono (Cepac), inaugurado em 2007.

O IPR busca tornar-se um importante referencial para o desenvolvimento de projetos com relevância e qualidade em pesquisa que atendam a demanda da sociedade nas áreas de petróleo e recursos naturais nos âmbitos nacional e internacional. A atuação do Instituto é constituída por cinco linhas principais:

• Exploração e produção de petróleo, com ênfase no intervalo do pré-sal;
  • Sequestro de carbono para a redução de emissões de gases de efeito estufa e mitigação de mudanças climáticas;
  • Tecnologias para a exploração de combustíveis fósseis em sistemas não-convencionais;
  • Exploração sustentável de recursos naturais energéticos e não energéticos;
  • Exploração de recursos naturais para uso em biotecnologia.

A estrutura do IPR compreende 5000 m2 de área construída no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Esta estrutura consiste em um prédio de sete andares (96J) sendo os quatro primeiros destinados a laboratórios de alta complexidade e os três últimos a salas de pesquisadores e infraestrutura administrativa. O IPR inclui o Laboratório de Análises Geoquímicas (LAG), o Laboratório de Modelagem Geoquímica (Lamog), o Laboratório de Sedimentologia e Petrologia (Lasepe), o Laboratório de Geobiologia (Lageb) e o Laboratório de Monitoramento Ambiental (Lamam). Também integram a estrutura de pesquisa do IPR o Grupo Interdisciplinar de Geofísica Aplicada (Giga), Grupo de Hidratos de Gás, Grupo de Geobiologia, Grupo de Análises Geoquímicas Avançadas (Gaga) e Grupo de Tecnologias para Mitigação de Impactos Ambientais.

A equipe é composta por aproximadamente 50 pessoas, incluindo professores, pesquisadores, técnicos de laboratório, profissionais administrativos e alunos de graduação e pós-graduação da PUCRS. A multidisciplinaridade é uma característica desta equipe, incluindo profissionais das áreas de Geologia, Geografia, Química, Biologia, Física e Engenharias, entre outras.

petrobras

anp

ANP – Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis –
Compromisso com investimentos em pesquisa e desenvolvimento.