01/08/2018 - 15h28

Universidade recebe alunos de 11 países neste semestre

São 42 estudantes estrangeiros realizando mobilidade acadêmica nas oito Escolas da PUCRS

alunos internacionais,mobilidade acadêmica,rua da cultura

Estudantes estrangeiros conheceram a Rua da Cultura durante tour pelo Campus/Foto: Mariana Haupenthal

Neste início de semestre letivo na PUCRS, o Campus estará ainda mais internacionalizado. Isso porque o fim do mês de julho marcou a recepção dos 42 alunos internacionais que chegaram para o período de mobilidade acadêmica que se estende até o final do ano. O novo grupo tem representantes da Alemanha, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, México, Portugal, Reino Unido e Suécia.

A programação do Seminário de Orientação, realizado pela equipe da Mobilidade Acadêmica nos dias 30 e 31 de julho, contou com diversas atividades de acolhimento. Palestras com informações culturais e acadêmicas, integração com voluntários do Programa Amigo Universitário e tours pelo Campus e pela cidade de Porto Alegre foram algumas das ações realizadas.

Expectativas para o semestre

O colombiano Juan Camilo Suárez Roldan, da Universidad de San Buenaventura Medellín, do curso de Educação Física, destaca o desenvolvimento da sua área no Brasil como fator decisivo para a escolha do País. Agora, o aluno pretende adquirir conhecimento em áreas ainda inexploradas na Colômbia, a fim de desenvolver novas habilidades durante seu período em mobilidade acadêmica.

alunos internacionais,mobilidade acadêmica,ônibus turismo

Passeio por Porto Alegre integrou atividade de acolhida/Foto: Mariana Haupenthal

Nathalie Eliasson, da Uppsala University, na Suécia, é filha de mãe brasileira e pai sueco, e fará disciplinas no Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de Negócios. A estudante conta que sempre teve vontade de fazer intercâmbio no Brasil para conectar-se à cultura brasileira e, agora, busca melhorar seu português.

Já Melina Sonne, da Georg-August-University Göttingen, na Alemanha, não esconde o entusiasmo em relação à experiência que está iniciando. “Estou muito animada para conhecer brasileiros, viajar pelo Rio Grande do Sul e tomar chimarrão. As pessoas de Porto Alegre são muito legais”, comemora a estudante de Sociologia.

A norte-americana Emily Guinther, da Embry-Riddle Aeronautical University, chega à Universidade para estudar Ciências Aeronáuticas. Entre suas expectativas para o período na PUCRS, ressalta o desejo de conhecer novas culturas e aperfeiçoar ainda mais sua carreira.

Atmosfera multicultural

alunos internacionais,mobilidade acadêmica

Foto: Mariana Haupenthal

O coquetel de recepção, realizado pela Assessoria de Cooperação Internacional, reuniu os alunos de diversas nacionalidades e marcou as boas-vindas oficiais à Universidade. Na ocasião, a coordenadora administrativa da Assessoria, Sandra Miño destacou a riqueza da experiência que os estudantes estavam iniciando e a importância da sua presença para o contínuo trabalho de internacionalização da PUCRS.

A partir deste dia 1º de agosto, eles iniciam seus estudos nas oito Escolas. Os universitários também participarão de atividades de integração realizadas pela equipe da Mobilidade Acadêmica ao longo do semestre. Durante seu período na PUCRS, contam, ainda, com o apoio dos Amigos Universitários, que auxiliam os alunos com dúvidas acadêmicas, de mobilidade na cidade e outras particularidades culturais.