01/08/2019 - 12h08

Universidade recebe 46 alunos internacionais em mobilidade neste semestre

Seminário de Orientação apresentou a PUCRS e a cidade de Porto Alegre aos novos estudantes

2019_07_30_seminario_de_orientacao_alunos_internacionaismariana_haupenthal907x605

Estudantes estrangeiros foram acolhidos no Seminário de Orientação / Foto: Mariana Haupenthal

Nos dias 29 e 30 de julho, o Seminário de Orientação deu as boas-vindas oficialmente aos novos alunos internacionais em mobilidade na PUCRS neste semestre. O grupo é composto por 46 universitários de dez países: Alemanha, Áustria, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália, México, Portugal, Suécia.

Durante a programação, os estudantes receberam informações sobre matrículas e avaliações e participaram de um tour pelo Campus. Uma atividade preparada pelos Amigos Universitários – estudantes voluntários que auxiliam os novos colegas em seu período em Porto Alegre –, também fez parte do evento. O segundo dia do Seminário contou com um passeio na linha turismo de Porto Alegre e um coquetel de recepção, organizado pelo Escritório de Cooperação Internacional.

Prontos para o semestre

Nikolas Schmid, da Universität Salzburg, na        Áustria chega à Universidade para estudar Direito. O aluno conta que um professor da sua universidade indicou a PUCRS por ter trabalhos em parceria com a Instituição. Sobre as expectativas para o semestre, Schmid conta que pretende melhorar o português e conhecer novos amigos. Já para Anamaría Caicedo Serrano, estudante de Literatura na Universidad Industrial de Santander, na Colômbia, o incentivo veio de outros colegas que haviam realizado mobilidade no Brasil. “Além disso, é uma oportunidade para aprender um segundo idioma e conhecer a cultura do país”, completa.

Segunda vez na PUCRS

2019_07_30_seminario_de_orientacao_alunos_internacionais_linha_turismomariana_haupenthal907x605

Estudantes internacionais fizeram passeio para conhecer Porto Alegre / Foto: Mariana Haupenthal

O aluno português Luís Daniel Magalhães da Silva Pinto, da Universidade do Porto, chega à PUCRS pela segunda vez para seu período de mobilidade acadêmica. Em intercâmbio na instituição em 2016, o estudante de Engenharia Mecânica afirma que a experiência foi tão positiva que quis voltar. “Gostei muito dos estudos na PUCRS e vi uma oportunidade para fortalecer ainda mais meu currículo, fazendo disciplinas que não estão na minha grade, em Porto”, comenta. De acordo com Silva Pinto, o desejo de ser empresário surgiu durante uma aula de marketing na Escola de Negócios e, de lá para cá, vem contabilizando experiências e estudos para conquistar seu objetivo.

Estágios e período de internato

Além dos estudantes matriculados nos cursos de todas as Escolas da PUCRS, alguns alunos internacionais escolheram a Universidade como destino para uma experiência na área acadêmica. Ao longo de 2019/2, cinco estudantes atuarão em laboratórios e grupos de pesquisa da Universidade. Já outros cinco estarão em período de internato no Hospital São Lucas, internacionalizando diferentes estruturas da instituição.

Além dos alunos estrangeiros, dois estudantes da Universidade Católica de Pernambuco também permanecerão um semestre na PUCRS, através da mobilidade acadêmica nacional. Acompanhe as atividades com os alunos em mobilidade nas redes sociais da Mobilidade Acadêmica.