23/07/2019 - 09h55

Transformação digital e jornalismo são foco de pesquisa na Northwestern University

Marcelo Fontoura permanecerá seis meses em período de doutorado sanduíche nos Estados Unidos

2019_07_19_marcelo_fontoura_pucrs_print

Foto: Arquivo pessoal

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Marcelo Fontoura embarcou em julho para seu período de doutorado sanduíche na Northwestern University, nos Estados Unidos. O pesquisador, que também é professor na Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), está vinculado ao tema prioritário Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade e pesquisa jornalismo e transformação digital. “Mais especificamente, pesquiso a expansão das fronteiras interdisciplinares do jornalismo e de que maneira, no meio digital, a profissão acaba se relacionando mais com outras áreas”, conta.

Para seu período no exterior, Fontoura buscou por instituições que trabalhassem com uma perspectiva que se assemelhassem com a sua pesquisa. A Northwestern é reconhecida pela relevância na área da comunicação, além de ter um laboratório prático para a criação de ferramentas para o jornalismo, o Knight Lab. “Além disso, sempre acompanhei as publicações do meu orientador nos Estados Unidos, professor Pablo Boczkowski. Por ele já fazer parte da minha bibliografia, fiquei ainda mais motivado em aplicar para essa instituição”, adiciona o doutorando.

Durante o período sanduíche, Fontoura realizará uma pesquisa etnográfica na empresa Hearken, sediada em Chicago e um dos objetos de pesquisa na tese do doutorando. A companhia, respaldada pelo Vale do Silício, pretende mudar a relação dos meios de comunicação com sua audiência e desenvolver tecnologias para que o público tenha mais poder de decisão no processo informativo.

“A partir da bolsa, poderei estudá-los de perto e ver como funcionam e como se relacionam com as premissas do meu trabalho. Além disto, vou desenvolver minha tese e me aprimorar em novas áreas, como jornalismo computacional, a partir de cursos e workshops”, ressalta.

Para Fontoura a oportunidade de participar de um ambiente acadêmico tão diverso e avançado é única. O pesquisador destaca que, além da própria pesquisa e do contato com o orientador, há também uma série de eventos e palestras a participar, além de ser um período ideal para networking, conhecendo novos pesquisadores, metodologias e oportunidades.