20/03/2019 - 11h25

Speak Out proporciona momento de troca de experiências entre intercambistas

Evento foi promovido pelo Programa de Mobilidade Acadêmica

speak out, experiências internacionais, mobilidade acadêmica, escritório de cooperação internacional, internacionalização, alunos, intercambistas, intercâmbio

Intercambistas compartilham experiências no Speak Out / Foto: Camila Cunha

Com o objetivo de compartilhar as oportunidades e desafios das vivências no exterior, estudantes que participaram do Programa de Mobilidade Acadêmica em 2018 reuniram-se, na noite do dia 12 de março, no átrio do prédio 9, durante o Speak Out: Experiências Internacionais. O bate-papo sobre o intercâmbio envolveu assuntos referentes à organização da viagem, embarque, prova de proficiência, escolha do país e da universidade, além de dicas sobre chegada, acomodação, aulas e relação com os nativos.

Experiência individual e intensa

Para a estudante de Psicologia Stephanie Mello, 23 anos, que realizou o intercâmbio na Universidad Marista de Guadalajara, no México, o processo envolveu crescimento e reconhecimento com base em suas vivências no país. “Estar em intercâmbio nos permite reconhecer nossas fraquezas, mas, também, serve para ver o que temos de forte”, ressalta. A vontade de adaptação para conhecer uma nova cultura também permite refletir sobre o real valor da vida. “Acredito que escolher um país da América Latina é optar por viver a delicadeza e a fragilidade desses lugares, valorizar espaços mais simples, mas que são carregados de muito afeto e energia positiva”, afirma.

Speak Out / Foto: Camila Cunha

A oportunidade de conhecer pessoas novas tem como receita um período de adaptação e sociabilidade, o que garante maior aprendizado no que se refere ao novo contato com os nativos. A estudante de jornalismo Maria Eduarda Petek, 22 anos, que foi para a cidade de Newcastle, na Newcastle University, no Reino Unido, ressalta a importância da troca de ambientes para melhor aproveitamento e apropriação da cultura. “Fiz amigos de todas as partes do mundo. Foram estadias em vários locais, com características culturais diferentes. Além disso, pude melhorar o inglês e desenvolver a escrita,” informa.

Evento diferenciado

Realizado pelos próprios intercambistas, o Speak Out é um momento de proporcionar diferentes visões, perspectivas e sentimentos de cada um em relação a sua experiência. “É engraçado como cada um viveu a mesma situação de formas tão diversificadas. Acho que isso é um detalhe importante para quem assiste, pois facilita na escolha do país”, acrescenta Stephanie.  Após a troca de ideias, o aluno fica mais tranquilo frente à todas as situações burocráticas que pode enfrentar ao longo do caminho. “Percebendo noções diferentes de situações parecidas podemos esclarecer o que antes preocupava. Chegamos mais localizados e informados”, conclui Maria Eduarda.

Estude no exterior

O Edital 2 do Programa de Mobilidade Acadêmica – Acordos Bilaterais 2019/1, está com inscrições abertas até 22 de março. São mais de 170 oportunidades em 40 universidades conveniadas no exterior.

Confira a galeria: