27/11/2018 - 13h45

PUCV e PUCRS mantêm cooperação no projeto Students 4 Change

Professores chilenos e brasileiros avaliam o andamento das disciplinas pensadas durante o projeto

As visitantes foram recepcionadas na Assessoria de Cooperação Internacional. Foto: Thais Gonçalves

Depois de passar pela PUCRS em julho deste ano, na capacitação final do projeto Students 4 Change, as professoras Camila Zamora Osorio e Gladys Jimenez Alvarado da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUCV), no Chile, retornaram à instituição entre os dias 19 e 23 de novembro. Durante a recente visita, as docentes puderam conhecer e avaliar as disciplinas implementadas na PUCRS a partir do projeto, que tem como objetivo a promoção do empreendedorismo e da inovação social nas universidades da América Latina.

Na Universidade, seis novas disciplinas foram construídas a partir do Students 4 Change, visando aproximar teoria e realidade e gerar impacto social. São elas:

• Planejamento de Negócios (Escola de Negócios)
  • Gestão da Inovação (Escola de Negócios)
  • Comportamento Organizacional (Escola de Negócios)
  • Empreendimentos Empresariais (Escola Politécnica)
  • Instalações Elétricas Prediais (Escola Politécnica)
  • Nutrição, Saúde e Comunidade (Escola de Ciências da Saúde)

Para o professor Lucas Roldan, coordenador do projeto Students 4 Change na PUCRS, a presença das professoras proporcionou compartilhamento de conhecimentos e experiências, visto que as disciplinas piloto também foram implementadas na PUCV. “Essas ações de cooperação permitem que ao final do projeto tenhamos resultados consistentes para continuar com as práticas em outras disciplinas e consigamos ampliar o impacto do Students 4 Change”, adicionou o docente. Entre 5 e 9 de novembro, Roldan e a professora Flavia Cauduro estiveram na PUCV avaliando e conhecendo as disciplinas da instituição chilena.

Sobre o Students 4 Change

Roldan e Flávia com professores da PUCV, no Chile. Foto: Arquivo pessoal

O projeto Students 4 Change busca a melhoria na qualidade e relevância dos programas acadêmicos nas universidades latino-americanas, fomentando o desenvolvimento de competências de inovação social e empreendedorismo social. Dessa forma, aumenta-se a capacidade de resolver os problemas sociais urgentes que essas regiões enfrentam. Em março de 2019, haverá um encontro no Chile, onde serão apresentados os resultados das disciplinas e formas de manter os projetos. O encerramento será em outubro de 2019. O Students 4 Change é promovido pelo Erasmus+, programa da União Europeia voltado para educação, formação, juventude e desporto.