18/09/2018 - 09h28

PUCRS recebe pesquisadores noruegueses da área de Engenharia de Resiliência

Representantes da NTNU e Sintef debateram projetos futuros entre os dois países

Foto: Thais Gonçalves

Os pesquisadores noruegueses Ivonne Andrade Herrera, Per Håkon Meland e Kinga Wasilkiewic estiveram na PUCRS como parte do projeto STERNA, de colaboração entre universidades brasileiras (UFRGS, PUCRS e Universidade Federal da Bahia) e a Norwegian University of Science and Technology (NTNU) para estudos no campo de Engenharia de Resiliência. A visita dos representantes da instituição norueguesa e da Applied research, technology and innovation (Sintef) promoveu a aproximação para trabalhos futuros entre os dois países.

Seus representantes participaram de reuniões sobre projeto de pesquisa em Fatores Humanos no setor de Óleo e Gás, desenvolvido pela PUCRS e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, NTNU e Sintef são referências mundiais em estudos nesse campo. No encontro, debateram os desafios da pesquisa multidisciplinar e evidenciaram oportunidades de investigações futuras. Ao todo, são seis áreas de conhecimento abordadas no projeto: Sociologia, Serviço Social, Administração, Meio Ambiente (PUCRS) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC).

Após recepção na Assessoria de Cooperação Internacional, os visitantes conheceram a Biblioteca Central, o Tecnopuc, os laboratórios do curso de Ciências Aeronáuticas e a Escola de Negócios. Participaram dos encontros os professores Herminio Santos, Ines Amaro, Beatriz Gershenson, Denilson Sell, Lucas Fogaça, Felipe Dalla Vecchia, Eduardo Giugliani, o decano da Escola de Negócios, Éder Henriqson, e a assessora-chefe de cooperação internacional, Heloísa Delgado.