04/04/2019 - 14h11

PUCRS recebe o primeiro Professor Visitante no Brasil no âmbito do PUCRS-PrInt

Fernando Lopes Pedone pesquisa, entre outros temas, sistemas confiáveis de gerenciamento de dados

2019_04_04_fernando_pedone_print

Fernando Pedone é professor na University of Lugano, na Suíça. Foto: Thais Gonçalves

O professor Fernando Lopes Pedone, da University of Lugano (USI), na Suíça, é um dos primeiros professores visitantes dentro do escopo do programa PUCRS PrInt (Edital 03/2019 – Professor Visitante no Brasil). Pedone é docente na Faculdade de Informática da instituição suíça e atuará no âmbito do projeto de cooperação Extração de Conhecimento de Grandes Volumes da Dados, coordenado pelo professor Luiz Gustavo Leão Fernandes, vinculado ao tema prioritário Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente.

Nascido em Rio Grande, o pesquisador brasileiro mora na Suíça há 24 anos e suas pesquisas concentram-se em projetar, implementar e avaliar sistemas distribuídos confiáveis e escaláveis. Pedone permanece na PUCRS até o dia 12 de abril e suas atividades na Universidade envolvem discussões com alunos de mestrado e doutorado, escrita de artigo em conjunto e palestra, todas em colaboração com o grupo de pesquisa Dependable Distributed Computing, coordenado pelo professor Fernando Dotti, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC), da Escola Politécnica.

No dia 11 de abril, o professor visitante ministra a palestra Scalable Dependability: Whence, Wherefore, and Whither, onde abordará esforços no sentido de estender a replicação de máquinas de estado, de técnica clássica para alta disponibilidade, para suportar tolerância a falhas configurável e desempenho escalável. O encontro acontece às 10h, na sala 517, do Prédio 32, e é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.