03/04/2019 - 11h12

PUCRS participa da 8ª Assembleia da Rede Marista Internacional de IES

Universidade é uma das 27 instituições presentes no encontro

Lideranças da PUCRS presentes na Assembleia de Rede Marista Internacional

A partir da esquerda: Jaderson Costa da Costa, Ir. Evilázio Teixeira, Ir. Luis Carlos Gutiérrez Blanco, Ir. Ernesto Sánchez e Ir. Manuir Mentges / Foto: Divulgação

Durante esta semana, entre 1º a 6 de abril, ocorre a 8ª Assembleia da Rede Marista Internacional de  Instituições de Educação Superior, na Universidad Marcelino Champagnat, em Lima, no Peru. No encontro, a PUCRS está representada pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira, pelo vice-reitor Jaderson Costa da Costa, e pelo pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges. Com a temática Construindo pontes em um mundo fragmentado, a Assembleia busca dialogar e projetar ações conjuntas entre as instituições, fortalecer a caminhada marista e o desenvolvimento do ensino superior nos cinco continentes. A atividade também é prestigiada pelo superior-geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, e pelo vigário-geral, Ir. Luis Carlos Gutiérrez Blanco.

Para o Ir. Evilázio, o tema do encontro resume o propósito da união das instituições. “A temática desta Assembleia demonstra que somos melhores juntos. Precisamos cada vez mais trabalhar em conjunto, sobretudo na cooperação mútua em projetos de pesquisa, mobilidade acadêmica e formação de professores”, ponderou o reitor.

Na terça-feira, dia 2, houve a mesa de diálogo Construindo pontes num mundo fragmentado: redescobrir a tarefa de educar, presidida pelo monsenhor José Toletino e pelo Ir. Evilázio Teixeira, o qual reforçou que a sociedade está em uma época de mudanças e que é preciso encontrar oportunidades diante dessa perspectiva. “Necessitamos buscar uma síntese para esse grande mosaico do mundo, diante do cenário atual de fragmentação”, afirmou.

Sobre o evento

O objetivo do evento é refletir e rever a finalidade, estrutura e modelo de funcionamento da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior, a fim de melhorar suas possibilidades de acompanhamento em relação aos desafios enfrentados pelas instituições, para responder a alguns desafios da vida e missão maristas em diferentes partes do Instituto e também para acolher o apelo do 22º Capítulo Geral para Caminhar juntos como família global.

Com informações de Júlia Souza, da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista.