23/04/2019 - 15h02

PUCRS assina convênio com a Katholieke Universiteit Leuven, da Bélgica

Termo de cooperação com KU Leuven prevê realização de doutorado sanduíche e pesquisas em colaboração

convênio kuleuven

Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven). Foto: Divulgação Univerisdade

A PUCRS e a Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven) assinaram um termo de cooperação internacional para pesquisa. Como resultado, duas estudantes do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica e um aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica planejam realizar doutorado sanduíche na instituição belga. As universidades finalizam um projeto de pesquisa em colaboração, a ser submetido a uma agência de fomento europeu. A parceria também trará o professor Michel Koole para visitar a PUCRS na primeira semana de setembro de 2019, além de uma estadia mais longa estar prevista para 2020, quando o decente deverá ministrar uma disciplina na Pós-Graduação e trabalhar nas pesquisas no Núcleo de Pesquisa em Imagens Médicas (NIMed).

O convênio começou a ser negociado com a ida da professora Ana Maria Marques da Silva, da Escola de Ciências, para uma temporada de sete meses na KU Leuven, para estágio pós-doutoral, e foi assinado em fevereiro, pouco antes de seu retorno ao Brasil. Para efetivar o convênio, a docente apresentou a infraestrutura da PUCRS e as investigações científicas desenvolvidas em diferentes Escolas. “Essa parceria é importante para atingirmos os objetivos do nosso planejamento estratégico no que se refere à internacionalização da pesquisa e ao desenvolvimento de convênios internacionais que aumentem efetivamente o impacto da pesquisa”, reflete.

convenio pucrs kuleuven, ana maria pucrs, belgica, escola de ciencias

Michel Koole e Ana Maria Marques da Silva. Foto: arquivo pessoal

Doutorado sanduíche na Bélgica

A presença de Ana Maria na KU Leuven possibilitou a divulgação dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa em Imagens Médicas (NIMed) da PUCRS, sob sua coordenação, e a integração dos pesquisadores do Medical Imaging Reseach Center of Leuven (MIRaCLe) da KU Leuven em alguns projetos. “Os pesquisadores Michel Koole e Jenny Ceccarini se envolveram diretamente em dois projetos de doutorado do PPG da Gerontologia Biomédica e em um projeto de mestrado da PPG da Engenharia Elétrica. Um referente ao doutorado da aluna Andreia Fischer, sobre padronização da quantificação de imagens PET cerebrais. Outro, de reconhecimento de padrões em imagens multimodais (PET/CT/MRI) usando técnicas de inteligência artificial, da aluna Caroline Dartora”, conta. Nos dois casos, as alunas estão planejando um período de doutorado sanduíche na instituição belga, no âmbito do Capes-PrInt.

Também está sendo finalizada uma pesquisa de mestrado do PPG da Engenharia Elétrica, do aluno Phelipi Schuck, que resultará em um artigo conjunto, com a perspectiva de continuidade na forma de doutorado sanduíche entre a KU Leuven e a PUCRS. A mobilidade dos doutorandos da PUCRS na KU Leuven já está delineada para 2019, 2020 e 2021. “Esse planejamento implica em uma perspectiva de colaboração de longo prazo”, destaca Ana Maria.

Quantificação de imagens moleculares

Kuleuven, pucrs, Escola de Ciências, professora Ana Maria Marques da Silva, ressonância magnética

Professora Ana Maria no Medical Imaging Reseach Center of Leuven (MIRaCLe). Foto: arquivo pessoal

Durante sua passagem pela na Bélgica, Ana Maria trabalhou na área de quantificação de imagens moleculares em um centro interdisciplinar dentro do hospital universitário de Leuven, com físicos, médicos, engenheiros, cientistas da computação e neurocientistas. Além da experiência de conviver com um grupo de pesquisadores renomados, que atuam no estado da arte da pesquisa em medicina nuclear e imagens moleculares, Ana Maria teve acesso a um ambiente de pesquisa translacional bastante consolidado, com equipamentos de última geração, tanto para pesquisa pré-clínica como clínica.

“Como a KU Leuven possui uma parceria com a GE Healthcare em pesquisa, pude trabalhar com imagens de PET/MRI, um equipamento de última geração, ainda em avaliação para uso clínico”, aponta. Além disso, a instituição belga, de forma semelhante ao Tecnopuc, possui um grande número de projetos com empresas farmacêuticas e de equipamentos médicos, como a GE Healthcare, UCB, Merck e Johnson & Johnson, desenvolvendo e avaliando novos equipamentos e medicamentos nas fases pré-clínicas e clínicas. “Acompanhei de perto algumas negociações e a dinâmica de colaboração entre as empresas e os pesquisadores”, revela.

Além do convênio, a estadia da docente na KU Leuven se refletirá na sala de aula, com a ampliação de horizontes e contato com pesquisas e tecnologias de ponta. “Ao compartilhar minha vivência e esses estudos com os alunos, os motivamos a buscar também essas experiências”, conclui.

KU Leuven e Medical Imaging Reseach Center

Fundada em 1425, a KU Leuven é a quinta universidade mais inovadora do mundo, segundo o Reuters World Ranking 2017, e está entre as 50 melhores universidades do mundo no ranking Times Higher Education. A instituição ocupa inúmeros prédios da pequena cidade de Leuven, muitos construídos na Idade média, e seus estudantes estão por toda parte, criando um ambiente culturalmente rico e diverso, no qual se escutam línguas de todo mundo. O centro de pesquisa Medical Imaging Reseach destaca-se na pesquisa interdisciplinar, aproximando pesquisadores de diferentes áreas, como física, ciência da computação e engenharia, com médicos e biólogos.