10/12/2019 - 17h23

Programa apoia estudantes com recursos financeiros limitados a ingressarem na graduação nos EUA

Oportunidades Acadêmicas é oferecido através da rede EducationUSA

Education USAO programa Oportunidades Acadêmicas, promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos está com inscrições abertas para estudantes de Ensino Médio que queiram ingressar em uma graduação nos Estados Unidos. A iniciativa, oferecida há 13 anos pelo EducationUSA, apoia estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras para ingresso em universidades americanas. As inscrições para o programa encerram no dia 13 de janeiro de 2020.

“Nosso maior objetivo é que os alunos contemplados pelo programa, consigam uma bolsa integral em uma das 360 universidades americanas que oferecem este tipo de bolsa. Além disso, eles passam por um processo de empoderamento ao longo das 2.500 horas de mentoria que acontecem ao longo do ano e isso é fundamental para o êxito no processo. Quem não for contemplado por uma bolsa, também tem a opção de seguir no programa de treinamento”, comenta Rita Moriconi, coordenadora regional do EducationUSA no Cone Sul.

Como se inscrever

O primeiro passo para a candidatura, feita pelo site, é preencher um formulário online em inglês, que inclui redações em inglês, e enviar documentos acadêmicos (ex: histórico e boletins) e financeiros que atestem a realidade financeira da família. Para realizar uma boa candidatura é importante ter domínio intermediário da língua inglesa e um ótimo mérito acadêmico. Atividades extracurriculares significativas aumentam as chances no programa.

Ao ser admitido no programa, o estudante terá a mentoria de um orientador EducationUSA, material de estudo para testes e isenção das seguintes taxas: envio de documentos de aplicação, tradução de documentos acadêmicos, provas SAT/ACT, Subject Test, TOEFL/IELTS, além de visto, transporte (passagem aérea) e acomodação para realização das provas.

Desde a sua criação, em 2006, o programa já auxiliou mais de 300 alunos e é oferecido em duas modalidades: para alunos de ensino médio interessados em fazer a graduação nos EUA e para alunos que tenham interesse em fazer um mestrado ou doutorado nos EUA (pós-graduação).

Histórias de sucesso

Entre as vidas já transformadas e em fase de transformação graças ao programa, se destacam a de Giovani Rocha e Raniery Mendes. Giovani vem de uma família de condições financeiras limitadas e se tornou Jovem Embaixador pela Embaixada dos EUA no Brasil e chegou ao seu PhD em Ciências Políticas na University of Pennsylvania, através do Oportunidades Acadêmicas.  Atualmente, ele é consultor de políticas educacionais no Banco Mundial e na Fundação Lemann, em um projeto relacionado à diversidade.

Já Raniery, estudante da Wake Forest University, class of 2022, foi aluno do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.  Embora muito inteligente e engajado, ele esbarrou nas dificuldades financeiras e na desigualdade social. Teve que lidar com muitos desafios, e principalmente, aprendeu a aproveitar todas as oportunidades possíveis para melhorar seu desempenho e conseguir fazer a diferença na sociedade. Raniery participou de diversas feiras de ciências e eventos acadêmicos até ser aceito no Programa Oportunidades Acadêmicas. O auxílio financeiro e, principalmente, a orientação ao longo de todo o processo foram fundamentais para que pudesse seguir seu objetivo de aplicar para as universidades americanas. Através do programa, ele foi aceito em Wake Forest University com bolsa integral, para estudar Relações Internacionais e Economia.

EducationUSA na PUCRS

Desde 2018 a PUCRS conta com o escritório EducationUSA, localizado na sala 110 do Prédio 1, junto ao Escritório de Cooperação Internacional. Estudantes da PUCRS e comunidade em geral podem solicitar orientação gratuita sobre o Oportunidades Acadêmicas ou outros programas pelo e-mail [email protected].