19/04/2019 - 10h54

Professores da Escola de Humanidades ministram novos cursos em Angola

PUCRS compartilha prática e conhecimento com o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente

2019_04_12-sol_nascente3

Foto: Arquivo pessoal

O professor do Programa de Pós-Graduação em Letras Claudio Primo Delanoy e a professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Pricila Kohls dos Santos estiveram em Huambo, na Angola, em março, para ministrar cursos de pequena duração para a graduação e pós-graduação a convite do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente. A Escola de Humanidades tem parceria com a instituição angolana desde junho de 2018 para compartilhar a prática e o conhecimento produzido na PUCRS e colaborar com a construção do currículo dos programas de pós-graduação desse centro universitário.

Pricila ministrou uma disciplina no curso de especialização em Didática da Investigação Científica no Ensino Superior, trabalhando com os diferentes paradigmas da investigação científica. Os estudantes atendidos, em sua maioria, eram professores de educação superior e alguns que atuam na educação básica. “Essa troca de experiência e vivência foi riquíssima do ponto de vista acadêmico e também pessoal. Foi uma oportunidade de aprendizagem e de pôr em prática as competências interculturais, pois a realidade e o contexto são bastante distintos do nosso brasileiro e, principalmente, da realidade da PUCRS”, comenta.

2019_04_12-sol_nascente4Segundo a docente, os estudantes são muito participativos, críticos e conscientes de que é por meio da educação que poderão melhorar a sua vida e a realidade ao seu redor. “São muito envolvidos e preocupados com a importância da investigação para mudar/melhorar o seu contexto”, destaca. Priscila também visitou a Escola Deolinda Rodrigues, de Educação Básica, experiência que classificou como encantadora e emocionante. “É uma escola com poucos recursos, mas os professores e professoras desenvolvem um lindo trabalho de valorização da educação com os alunos”, conta.

O professor Delanoy ministrou aulas em Teorias do Texto e do Discurso para um grupo de graduação dos cursos de Direito, Ciências Políticas e Sociologia. Abordou tópicos como estudos da nomeação dos objetos, ethos discursivo e modos de apresentação do discurso, todos com potencial argumentativo. Os temas foram escolhidos para trabalhar conceitos das teorias que sustentam uma leitura mais aprofundada de textos literários e não literários.  “Os estudantes mostraram-se motivados, com participações ativas em sala de aula. O aprofundamento qualitativo das discussões demonstrou potencialidade de crescimento acadêmico do corpo discente”, avalia Delanoy.