13/06/2019 - 16h57

Professora da Université de Toulouse aborda integração de dados semânticos

Seminário ministrado pela docente Cássia Trojahn reuniu pós-graduandos no Prédio 32

pucrs print, internacionalização

Cássia é a quarta professora visitante do PUCRS-PrInt. Fotos: Camila Cunha

A professora Cássia Trojahn, da Université de Toulouse 2 – Jean Jaurès da França, está na PUCRS como professora visitante no âmbito do PUCRS-PrInt (Edital 03/2019 – Professor Visitante no Brasil). A docente atua no âmbito do projeto de cooperação Desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores em saúde, coordenado pela professora Maria Martha Campos, vinculado ao tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano.

Cássia é professora assistente na França desde 2009 e desenvolve suas atividades de pesquisa do Institut de Recherche en Informatique de Toulouse (IRIT). Tem desenvolvido estudos na área de Ciência da Computação, com ênfase em web semântica, ontologias, mapeamento de ontologias, avaliação de sistemas de alinhamento e teoria da argumentação.

Alinhamentos complexos

pucrs print, internacionalizaçãoNesta terça-feira, dia 11 de junho, a docente ministrou o seminário Semantic Data Integration: complex alignments for better covering ontology heterogeneities. Cássia abordou a integração de dados semânticos e como as ontologias são usadas como uma representação comum e padronizada de conceitos e relações de um domínio particular (por exemplo, ciências da vida, geografia). A pesquisadora trouxe conceitos sobre alinhamentos complexos sobre ontologias, apresentando a abordagem de correspondência complexa que foi desenvolvida na equipe Methodes et ingénierie des Langues, des Ontologies et du Discours (MELODI) do IRIT.

Além do seminário, a docente da universidade francesa participou de encontros com estudantes do grupo de Inteligência Artificial na Saúde (GIAS) e nos laboratórios de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e de Sistemas Multiagentes, Robótica e Tecnologias Semânticas (SMART). Cássia também colaborou com as disciplinas Sistemas Inteligentes Autônomos e Tecnologias Semânticas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC).