18/10/2018 - 08h47

Professora da PUCRS ministra treinamentos para profissionais de saúde na África

Ana Elizabeth Figueiredo capacitou médicos e enfermeiros na área de diálise e participa de criação e currículo base

2018_10_16_ana_figeiredo_sudao

Foto: Arquivo pessoal

A professora Ana Elizabeth Figueiredo, da Escola de Ciências da Saúde, ministrou um treinamento para médicos e enfermeiros do Sudão (África). Com duração de uma semana e foco em diálise, o curso teve atividades teóricas e práticas na Soba University Hospital e no Dr Salma Renal Center, as maiores unidades acadêmicas que prestam assistência a pacientes renais.

Além do curso, a docente ajudou na criação de um currículo base para o curso de mestrado profissional para enfermeiros em nefrologia, que terá duração de dois anos e deve iniciar no começo de 2019 para treinar as novas gerações de enfermeiros do país. “Temos uma nova visita programada para a metade do ano que vem para dar continuidade ao treinamento”, conta. Essa atividade foi realizada em parceria o Conselho de especialização Médica do Sudão.

Desde julho, a docente é embaixadora educacional da International Society of Nephrology (ISN). Segundo ela, existem aproximadamente 7 mil pacientes em diálise e, devido à situação econômica do país, é muito difícil para os profissionais da enfermagem saírem para se especializarem ou mesmo fazer cursos de atualização no exterior, sendo muito limitada a experiência clínica destes profissionais. “O programa de Embaixador Educacional do ISN leva o conhecimento até estas áreas menos favorecidas para melhorar a qualidade de vida e segurança destes pacientes. O currículo desenvolvido em conjunto facilitará a continuidade dos treinamentos, fazendo com que as pessoas que foram capacitadas agora sejam multiplicadoras do conhecimento”, destaca.

Ana Elizabeth também esteve na Malásia, Indonésia e Japão para ministrar treinamentos com foco na melhora dos programas de diálise peritoneal já existentes, a partir do uso de ferramentas de gestão. As capacitações estão vinculadas ao Renal Quality Program, patrocinado pela Baxter Health Care – Ásia.