03/06/2019 - 10h57

Professora da PUCRS eleita General Chair para LATS 2020

Simpósio de teste e confiabilidade de sistemas integrados será realizado no nordeste do Brasil

2019_05_30-lats_2016

Leticia Poehls como General Chair no evento em 2016. Foto: Arquivo pessoal

O Latin American Testing Symposium (LATS), promovido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEE), chegou em sua 20ª edição em 2019, quando foi realizado em Santiago do Chile. Na ocasião, a professora Leticia Maria Bolzani Poehls foi convidada para fazer parte do Steering Committee e foi eleita a General Chair para o próximo encontro. Esta é a segunda vez que Letícia será General Chair, a primeira foi em 2016, em Foz do Iguaçu. O próximo evento será realizado de 30 de março a 2 de abril de 2020 no nordeste do Brasil.

O General Chair é responsável pela organização de todo o evento, como escolha do local, datas, envio de convites para todos os membros do comitê de organização, supervisão da montagem do programa técnico da conferência e preparação da programação social, entre outras atividades. Além disso, fica encarregado de captar auxílio financeiro de agências de fomento brasileiras, bem como de empresas de tecnologia.

Criado em 2000 por um grupo de pesquisadores dos USA, México, França e Brasil, o LATS tem entre seus fundadores o professor da PUCRS Fabian Luis Vargas. Na edição de 2018, realizada no Chile, teve a professora Sandra Mara Oliveira Einloft como General Chair. A PUCRS oferece suporte de organização toda vez que seus professores organizam o evento como General Chair.

O LATS faz parte de um grupo de conferências internacionais vinculadas ao Test Technology Technical Council (TTTC), do IEEE, na área de teste e confiabilidade de sistemas integrados. No mundo existe atualmente o Asian Test Symposium (ATS) e o European Test Symposium (ETS), entre outras. Assim, é a versão Latino-Americana da conferência. É um evento internacional chancelado pelo IEEE que reúne pesquisadores do mundo todo da área de teste e confiabilidade de sistemas integrados voltados para aplicações críticas. É realizado no Brasil e em algum país da América Latina, de forma intercalada. “Nos eventos que ocorrem no Brasil, normalmente contamos com o apoio financeiro por parte da Escola Politécnica. Em mais detalhes, esse recurso é passado aos alunos dos programas de pós-graduação que tenham trabalhos a serem apresentados no evento”, comenta Letícia.