16/12/2019 - 15h30

Professora da Universidade é referência na área de neuropsicologia

Rochele Paz Fonseca participou do lançamento de novo programa do MEC

neuropsicologia, rochele paz fonseca

Pesquisadora foi eleita presidente da SBNp e nomeada membro da INS / Foto: arquivo pessoal

A professora Rochele Paz Fonseca, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, assumiu posições importantes na área de neuropsicologia recentemente. À frente do Grupo Neuropsicologia Clínico-Experimental e Escolar (GNCE), neste mês, a pesquisadora participou do lançamento de um programa novo do Ministério da Educação (MEC), que visa incentivar a leitura para crianças em ambiente familiar. Em novembro, Rochele foi eleita presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e nomeada membro da Science Committee da International Neuropsychological Society (INS).

Participação em programa do Ministério da Educação

No dia 5 de dezembro, Rochele participou do lançamento do novo programa do Ministério da Educação Conta pra Mim, do qual foi consultora e revisora técnico-científica. A iniciativa visa incentivar a leitura para crianças no ambiente familiar. “O programa tem por meta estimular a leitura em família com estratégias e materiais gratuitos para pais que serão mediados por educadores em encontros presenciais. Assim, a linguagem e todo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional serão beneficiados a partir de leitura e da conversação em família”, afirma a professora.

O convite para colaborar com o programa aconteceu após a participação de Rochele como pesquisadora palestrante da 1ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), em outubro. Na ocasião, o secretário de Alfabetização do MEC, professor Carlos Nadalim, assistiu sua palestra, que teve como tema Evidências da frequência de hábitos de leitura e de escrita sobre o desempenho escolar e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, convidando-a, junto do principal responsável pelo Conta pra Mim, Eduardo Sallenave, para contribuir com a iniciativa.

“Foi uma grande oportunidade poder contribuir em nível nacional com as crianças e as famílias brasileiras com evidências de pesquisas há 12 anos conduzidas na PUCRS pelo GNCE do PPG em Psicologia”, comemora a professora.

Presidente da SBNP

Rochele foi eleita presidente da SBNp para o período de 2019 a 2021 durante a jornada da Sociedade, em São Paulo, no mês de novembro. A docente já havia sido representante regional da SBNp do Rio Grande do Sul de 2007 a 2016, promovendo ações pela neuropsicologia gaúcha. De 2017 a 2019, foi vice-presidente da sociedade, até se tornar presidente.

A SBNp foi fundada em 1988 e se propõe a estimular o desenvolvimento da neuropsicologia no país com ações baseadas em evidências científicas da prática neuropsicológica e das ciências cognitivas nos contextos de saúde e da educação.

Única mulher latino-americana na INS

O convite para ser membro da Science Committee INS surgiu após o reconhecimento do trabalho como Program Chair do 89th International Neuropsychological Society – INS Congress, que aconteceu em julho de 2019, no Rio de Janeiro. Rochele foi nomeada em novembro, tornando-se a única mulher brasileira e latino-americana na instituição.